01 JUN 2011
PA Central passa a ter raio-x digital

Ganho na qualidade da imagem dos exames, menos tempo de espera pelo resultado, diagnósticos ainda melhores e preservação do meio ambiente. Estes são alguns benefícios que a implantação de raio-x digital no Pronto Atendimento (PA) Central de Santo André irá trazer. O novo e moderno equipamento entra em operação neste mês.

O programa para visualização das imagens, que será instalado nos computadores, possui várias ferramentas onde o profissional médico poderá fazer quaisquer manipulações, sem alterar o registro da imagem obtida no exame realizado. “A proposta de implantação da radiologia digital não busca um incremento no número de exames; o foco é técnico. Portanto, não irá provocar influência na quantidade de exames hoje realizados”, observa o secretário de Saúde de Santo André, Nilson Bonome.

Os usuários da rede serão os maiores beneficiados, já que, hoje, para fazer o raio-x é preciso aguardar a revelação das imagens, podendo, inclusive, haver a necessidade de repetição do exame. Só aí, então, é levado ao consultório médico. Com o novo sistema, após a realização do exame de raio-x, o paciente retornará para a sala do médico sem qualquer exame em suas mãos.

Nesse intervalo de tempo, a equipe técnica faz os ajustes, se necessário, e disponibiliza as imagens pela rede. Imediatamente as imagens estarão disponíveis, para verificação do médico do PA Central, no terminal de computador disponibilizado pela empresa para uso da radiologia digital. Serão 12 locais de acesso, sendo seis consultórios de clínica médica, três consultórios de pediatria - um na emergência adulto, um na enfermaria de curta permanência adulto e o terceiro na enfermaria de curta permanência Infantil.

O tempo em que o arquivo das imagens fica no servidor local é de seis meses. Após este prazo é feito um backup em DVD, por ordem de datas. Como os exames deixam de ser impressos em filme radiológico e podem ser apresentados com impressão fotográfica, o meio ambiente também sai ganhando já que o material químico não será utilizado.

[img_assist|nid=6132|title=Se houver necessidade, a equipe técnica faz os ajustes de contraste e brilho, por exemplo, e disponibiliza as imagens pela rede.|desc=|link=none|align=center|width=640|height=427]

O processo de implantação da radiologia digital é uma parceria da Prefeitura de Santo André com a empresa Dr. Ghelfond Diagnóstico Médico, na busca da contínua melhoria dos serviços prestados com  a utilização de equipamentos e tecnologia de ponta. O Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André já possui a tecnologia e o PA Luzita também receberá o sistema de radiologia digital. O benefício chega à unidade assim que consolidada a prestação deste serviço no PA Central.

Obras
Para trazer mais este benefício ao usuário da rede municipal de saúde de Santo André, a reforma física com adequação das salas para a instalação dos equipamentos de digitalização de imagens em raios-x está sendo feita e serviços, como o alargamento de portas e adequações na alvenaria, onde serão instalados os equipamentos de digitalização de imagens, estação de manipulação de imagens (work station), impressora digital e servidor de imagens, encontram-se em andamento.

Além disso, serão feitos ajustes na instalação elétrica e cabeamento por todo o PA Central para recebimento das imagens, e o up grade nos equipamentos para receber os insumos da digitalização. A Ghelfond Diagnóstico Médico disponibilizará todos os equipamentos de digitalização de imagens em Raios-x e Plates, para uso da Radiologia Digital.

SECOM PSA

Daniel Betega / José Henrique Mioto
Tel. (11) 4433-0133/ 0475
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
01/06/2010

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no Twitter: http://twitter.com/stoandre

Fonte: Prefeitura de Santo André