A partir deste sábado, dia 4, quem visita a Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, nos finais de semana e feriados vai contar com visitas monitoradas em algumas áreas e atrações da Sabina. Com a iniciativa, a Secretaria de Educação e a administração da Escola Parque pretendem aprimorar o atendimento ao visitante espontâneo, de forma que ele possa obter, além de diversão, ainda mais informações e curiosidades sobre cada experimento.
Para o Espaço Ciência, que fica no piso superior, com diversos experimentos de física, química e biologia, entre eles o admirado Gerador de Van Der Graaf - que deixa os cabelos em pé -, haverá grupos monitorados a partir das 9h15. Também para as sessões no Túnel do Universo, onde o visitante fica sabendo como surgiram os planetas; na Boneca Nina, em que ele passeia por dentro do corpo humano e conhece o sistema digestório; na Fúria da Natureza, que trata dos fenômenos climáticos, como terremotos, tempestades e vulcões, e, ainda, a Nave Simuladora, que sobrevoa Santo André e mergulha na região preservada da lage de Santos.
"A Sabina é um centro de ciência interativo e um grande laboratório pedagógico para a rede municipal de ensino de Santo André, no qual nada é imóvel ou estático. Cada equipamento científico, mesmo os tanques oceânicos e de contato ou o pinguinário e os simuladores em geral, tem a intenção específica de promover o conhecimento de seus visitantes de forma lúdica, concreta e significativa", explica a coordenadora Sílvia Sanchez.
[img_assist|nid=6156|title=Crianças aprendem sobre música na Escola Parque, em Santo André.|desc=|link=none|align=center|width=640|height=427]
Em 2010, a Sabina Escola Parque recebeu cerca de 200 mil pessoas que foram conferir, entre outras atrações, várias réplicas de animais pré-históricos, incluindo a única réplica em tamanho natural de um fóssil de Tyranossaurus Rex, com mais de 12 metros de cumprimento. Além de vários outros dinossauros, como um robô de Ceratosaurus Nasicornis, de 6 metros, que se movimenta e emite sons, e de um pterossauro, de nome Anhanguera, que sobrevoa os visitantes da Escola Parque. Crianças e adultos podem ainda apreciar os simpáticos pinguins de Magalhães, as moreias do aquário e as serpentes do serpentário. Podem, ainda, sentir as texturas de raias, dos ouriços-pindá e dos pepinos do mar no tanque de contato.
Segundo Silvia, as ações promovidas atuam de forma a interagir com o currículo escolar, sendo uma extensão da sala de aula, contemplando escolas municipais, particulares e estaduais. “Estamos em constantes mudanças, preocupados não só em manter como também melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados pela Secretaria de Educação a nossa população", enfatiza. Durante a semana, as visitas continuam monitoradas, por meio de agendamento das escolas.
Serviço:
Sabina Escola Parque do Conhecimento
Horário: terça-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, somente para escolas com visita agendada; nos finais de semana e feriados é aberta ao público das 9h às 17h30 (a bilheteria fecha às 16h).
Endereço: Rua Juquiá, s/nº - Bairro Paraíso - Santo André - SP
Ingresso: R$ 10,00. Entrada gratuita para alunos e professores das Escolas Municipais de Santo André, para menores de cinco anos e portadores de necessidades especiais. Estudantes, professores, servidores públicos da cidade, aposentados e idosos acima das 65 anos pagam meia entrada.
Informações: (11) 4422.2012 ou pelo site:
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Elieuda Queiroz - Mtb 56913/SP / Paola Zanei Bonilha - Mtb 26.606/SP
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +55 11 4433-0115 / 4433-0134
03/06/2011
Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre