A Prefeitura de Santo André está ampliando os canais de comunicação à disposição da população: agora, além do tradicional 0800 019 19 44, os munícipes podem discar o número telefônico 156 para ter acesso a informações e solicitar diversos serviços públicos. “O 156 amplia e facilita as possibilidades de contato, na medida em que é de mais fácil memorização” – afirma Mari Sartori Rodrigues, assistente da Coordenadoria de Modernização Administrativa da Secretaria de Administração e Modernização.
A Central de Atendimento Telefônico recebe, em média, 15 mil ligações por mês – número que deve se manter estável ou até crescer com a implantação da linha 156. As chamadas estão relacionadas desde a simples tomada de informações sobre programação cultural, calendário de vacinação nos postos de saúde e itinerários de ônibus, por exemplo, até solicitação de serviços como podas de árvores, limpeza de terrenos, controle de pragas urbanas, apreensão de animais de pequeno porte e manutenção de vias. São 18 atendentes dedicados ao serviço que funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h.
“Na atual gestão, a Central de Atendimento intensificou o serviço de telemarketing ativo, além do tradicional receptivo. Telemarketing ativo significa entrar em contato com o munícipe para avisar que o serviço solicitado já foi executado pela área ou secretaria competente” – explica Mari Sartori, referindo-se a um dos vértices do Cidade Interativa, programa inovador de atendimento rápido às demandas dos munícipes implantado na atual administração.
Rede
A Central de Atendimento Telefônico é um dos canais da Rede de Atendimento da Prefeitura, composta ainda pelo site e por cinco endereços para atendimento presencial: Praça de Atendimento ao Munícipe, localizada no piso térreo 1 do Prédio Executivo do Paço Municipal, e quatro Postos SIM (Sistema Integrado Municipal) localizados nos bairros Santa Terezinha, Vila Palmares, Vila Luzita e Parque das Nações, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
Pelo site da prefeitura, é possível solicitar certidões, segunda via de documentos, realizar consultas relacionadas a classificação fiscal de diferentes regiões da cidade e à dívida ativa, por exemplo, além de registrar o pedido de serviços como podas de árvores e manutenção de vias públicas. “Muitos dos serviços solicitados por telefone podem ser demandados diretamente pelos munícipes via internet” – afirma Mari Sartori, para quem a complementaridade dos atendimentos telefônico, presencial e via internet contribui para o índice de aprovação que supera 95% em freqüentes pesquisas de opinião com os usuários do sistema.
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06/06/2011
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