08 JUN 2011
Mais de 22 mil pessoas participam de cursos nos Cesas

Esporte, dança, artes marciais são algumas das opções de cursos gratuitos para a população que atualmente acontecem nos dez Centros Educacionais de Santo André (Cesas) e mobilizam mais de 22 mil pessoas  entre crianças, jovens e adultos.

As crianças, principalmente as que estudam nas escolas municipais, são umas das maiores beneficiadas pelos cursos nos Cesas. Mais de 6 mil estudantes da rede municipal participam de algum curso do programa de ações complementares, desenvolvido pela Secretaria de Educação para manter as crianças mais tempo na escola, além de promover o contato com novas atividades como a dança e os esportes.

Para quem tem até 12 anos, as opções de cursos são artes visuais, balê, capoeira, circo, natação, teatro, ginástica artística, street dance, taekwondo, kung fu e atletismo. “Queremos oferecer às crianças novas oportunidades e atividades para o seu desenvolvimento, e também para que não fiquem nas ruas”, explica a secretária de Educação, Cleide Bauab Eid Bochixio.  Os alunos da rede municipal de ensino têm prioridade no atendimento e as vagas remanescentes são preenchidas pela comunidade

As alternativas para maiores de 12 anos são os cursos de judô, natação, basquete e dança de rua. Para os adultos, há cursos de ginástica, lian gong, dança do ventre, ioga e dança de salão, na maioria dos Cesas. Com a participação de voluntários, os centros oferecem ainda, cursos de artes marciais, karatê, kung fu, ballet, dança do ventre e capoeira, para adultos e crianças.

As opções, no entanto, variam em cada unidade. No Cesa da Vila Humaitá, por exemplo, é possível aprender flauta doce, violão e viola caipira.  No Cesa Cata Preta, há curso de costura industrial, oferecido pela Secretaria de Educação, em parceria com o Centro Público de Emprego Trabalho e Renda (CPTER) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No Cesa Parque Novo Oratório, o forte são as atividades esportivas, como basquete, natação para crianças e para adultos.

[img_assist|nid=6200|title=Ginástica é um dos cursos mais procurados pela comunidade que mora próximo ao Cesa Cata Preta.|desc=|link=none|align=center|width=640|height=425]

Nos Centros Educacionais também acontecem diversas atividades recreativas aos finais de semana e eventos diversos como o Cidadania S.A.,  festa juninas, Dia das Crianças e Projeto Férias, entre outros. Em 2010, mais de 600 mil pessoas realizaram alguma atividade em um dos Centros Educacionais de Santo André.

A lista completa com os cursos oferecidos em cada unidade pode ser conferida clicando .

SECOM PSA
Elieuda Queiroz - Mtb 56913/SP / Paola Zanei Bonilha - Mtb 26.606/SP
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +55 11 4433-0115 / 4433-0134
08 /06/2011

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre

Fonte: Prefeitura de Santo André