20 JUN 2011
Jardim Santo André vê sonho se tornar realidade

, oficializada em maio para a solução dos problemas habitacionais, urbanos e ambientais do bairro Jardim Santo André, já conta com máquinas trabalhando na Rua dos Dominicanos. As obras de terraplanagem para a construção das primeiras 194 unidades habitacionais é comemorada pelos moradores locais. O cronograma de obras, que está adiantado, tinha a primeira intervenção prevista para setembro.

Os técnicos da Prefeitura andreense e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) de São Paulo tomaram a decisão de não prejudicar o lazer da comunidade. “Primeiro será feito um novo campo de futebol para atender a demanda da população, ao lado do atual, para podermos erguer as primeiras moradias do projeto”, explicou Frederico Muraro Filho, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santo André.

Para os moradores a prática do esporte e o lazer são muito importantes no local, garantindo o desenvolvimento da maior paixão do povo brasileiro e inclusão social. “Neste campo jogam e praticam futebol cerca de 15 clubes amadores do bairro, além de funcionar o projeto comunitário com a criançada. Esse é o nosso grande lazer. Foi muito bom que as autoridades tenham pensado nisso”, diz Jaime Silvestre, agente comunitário e morador do bairro.

[img_assist|nid=6320|title=Ao fundo do gol, o bairro assiste obras de novo campo e já sonham com as novas moradias|desc=|link=none|align=center|width=640|height=427]

Ao todo serão construídas 3.900 moradias para moradores do bairro, urbanização de 2.300 lotes e regularização fundiária para cerca de 2.600 famílias. O projeto contará com investimento de R$ 400 milhões. A parceria atenderá 9.000 famílias e as obras beneficiarão cerca de 40 mil pessoas que residem no bairro.

Entre as intervenções, o projeto ainda contempla total instalação de saneamento básico, paisagismo e arborização, iluminação de ruas, equipamentos de lazer e outro campo de futebol com medidas oficiais, além de implantação e recuperação de 51 mil m2 de sistema viário e preservação de 447 mil m2 de área verde.

A Prefeitura ainda instalará uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), creche e a reforma da Emeief Cora Coralina, localizada no Cesa Jardim Santo André. A UPA poderá atender cerca 450 pacientes por dia. As obras começam no segundo semestre deste ano e serão entregues no primeiro trimestre de 2012.

SECOM - PSA
Thiago Oliveira
Telefone: +5511 4433-0164
Data: 20/06/2011