20 JUN 2011
Orquestra Sinfônica de Santo André apresenta obras de Bruckner e Williams neste sábado (25) e domingo (26)

Sob regência do maestro Carlos Moreno, a Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) dá continuidade à Temporada 2011 neste sábado (25) e domingo (26), às 20 horas, no Teatro Municipal da cidade. Os ingressos devem ser trocados por agasalhos na bilheteria do local com uma hora de antecedência. Toda a arrecadação será revertida para a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade de Santo André.

Abrindo o programa da noite, o grupo apresenta Concerto para Tuba em Fá Menor, de Ralf Vaughan Williams (1872-1958). A obra foi escrita em 1954 e teve sua estreia em 13 de junho daquele mesmo ano, com Philip Catelinet à Tuba e a Orquestra Sinfônica de Londres sob a regência de Sir John Barbirolli. O concerto é dedicado ao próprio Catelinet, que, na época, era o primeiro tubista daquela orquestra.

A participação fica por conta de uma prata da casa: o tubista Albert Khattar. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o músico é solista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e da Ossa. Estudou no Conservatório Dr. Carlos de Campos de Tatuí, no Conservatório Maestro Fêgo Camargo em Taubaté e é Bacharel em tuba pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, onde estudou com Donald Smith.

A segunda parte do concerto será dedicada ao austríaco Anton Bruckner (1824-1896), com a Sinfonia nº 9, em Ré Menor. O compositor iniciou os primeiros esboços de sua Nona Sinfonia em 1887 mas, durante os nove anos seguintes, dedicou-se à revisão de suas próprias obras, impedindo assim que ele pudesse completar o Finale. A estreia se deu apenas em 11 de fevereiro de 1903, em Viena, sob a regência de Ferdinand Löwe. Mesmo inacabada, esta sinfonia é uma obra de grande vigor e, pode-se dizer também, uma síntese da obra de Bruckner.

SERVIÇO:
Concertos da Orquestra Sinfônica de Santo André
Datas: sábado (25) e domingo (26), às 20h.
Local: Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André).
Informações: (11) 4433-0789.
Os ingressos devem ser trocados por agasalhos uma hora antes de cada apresentação na bilheteria do teatro.

SECOM PSA
Daniela Mian
22/06/2011

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre