21 JUN 2011
39º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto termina nesta quarta-feira (22)

O público admirador de artes plásticas ainda pode conferir o 39ª Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, que tem seu último dia de exposição nesta quarta-feira (22). A exibição, que acontece desde o dia 28 de abril, no Salão de Exposições do Paço Municipal, pode ser visitada das 12h às 17h e das 18h às 21h, com entrada gratuita.

A mostra deste ano é composta por 79 obras selecionadas de 54 artistas, sendo que 13 produções foram contempladas com prêmios-aquisição no total de R$ 28 mil e um prêmio-estímulo de R$ 2 mil. O Salão recebeu inscrições de todo o Brasil, totalizando 276 artistas e aproximadamente 780 obras em oito categorias: pintura, desenho, gravura, objeto, performance, instalação, videoarte e fotografia.

Além das demais categorias, quatro vídeos, duas performances e até uma interferência, aplicada na porta do Salão de Exposições, fazem parte do conjunto selecionado. A comissão julgadora foi composta pelos críticos de arte Oscar D’Ambrosio, Enock Sacramento e José Armando Pereira.

Sala Especial

Nesta ano, o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto conta também com uma Sala Especial em homenagem ao artista plástico radicado em Santo André João Suzuki, um dos mais importantes da região, onde os visitantes poderão apreciar 19 de suas obras, sendo duas pertencentes ao acervos da Casa do Olhar Luiz Sacilotto. O artista faleceu na cidade aos 75 anos em 6 de outubro de 2010.

João Kanzou Suzuki nasceu em 9 de fevereiro de 1935, na fazenda São Joaquim, em Mirandópolis, no interior do Estado de São Paulo, onde formou-se uma grande colônia japonesa conhecida como Núcleo Aliança. Seus pais, os imigrantes Kasaku e Shiguero Suzuki, eram originários da província de Yamanashi, a 120 quilômetros de Tóquio.

Representante do figurativismo e surrealismo, trabalhou com xilogravuras, esculturas e pinturas em papel, nanquim e tela. Foi professor de artes do Instituto Nobel, em São Paulo, da Fundação das Artes de São Caetano e possui obras no Museu de Arte Contemporânea da USP, no Museu de Artes Brasileiras da Faap, Museu de Arte Moderna de São Paulo, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto e na Pinacoteca de São Bernardo, entre outros.

Sua trajetória artística foi relatada no livro João Suzuki – Travessia do Sonho, com autoria do crítico de arte José Armando Pereira da Silva e colaboração de Enock Sacramento, ambos jurados desta edição do Salão de Arte Contemporânea.

SERVIÇO:

39º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto
Exposição: até 22/6 – terça-feira a sábado – 12h às 17h e 18h às 21h.
Local: Salão de Exposições – Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/nº – Centro. Estacionamento do Paço Municipal gratuito após 17h, no final de semana e feriado. Acesso a pessoas com deficiência).
Informações: (11) 4433-0425 ou (11) 4992-7730 (Casa do Olhar).
Entrada gratuita.

SECOM PSA
Daniela Mian e Felipe Menezes
21/06/2011