22 JUN 2011
Paranapiacaba recebe uma série de melhorias

A Vila ferroviária de Paranapiacaba, patrimônio histórico nacional, tem recebido uma série de melhorias que visam preservar o patrimônio histórico e natural. Uma das primeiras iniciativas da atual administração foi criar, por intermédio da lei municipal 9.121/2009, a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, para zelar pela vila e área de preservação de mananciais que representam cerca de 56% da cidade.

Desde a criação da secretaria, destacam-se a contratação de uma empresa para a manutenção dos prédios públicos da região, o restauro do prédio da Sociedade Recreativa Lyra da Serra, local onde funcionou um dos primeiros cinemas do Brasil, e do primeiro grupo escolar da Vila, ambos do início do século passado, com previsão de término para o final de 2012 e a reforma do posto da Guarda Municipal.

A reforma da rede elétrica local é outro exemplo. Após uma primeira etapa, executada pela AES Eletropaulo, a Prefeitura de Santo André, por meio de uma empresa contratada, deve concluir até o próximo mês a troca de postes e lâmpadas e fiação elétrica. Esta obra deverá resolver de vez o problema das constantes quedas de energia da Vila. Adalberto Nazarino, morador e proprietário do restaurante Confraria do Cambuci, é testemunha da importância da iniciativa. Beto, como é conhecido, integra também a brigada que cuida das emergências durante as quedas de energia e acompanha a obra. “Esse é um problema que afeta a Vila há oito anos. Sabemos que, com a conclusão da reforma, o problema será resolvido de vez”, afirma.

O Expresso Turístico Luz a Paranapiacaba, em parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, é outra conquista para a Vila. Desde o início de operação, em setembro de 2010, tem se revelado um grande sucesso. Na parte natural da Vila, outra iniciativa importante foi a elaboração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. Concluído em maio passado, o documento traz as normas e diretrizes a serem adotadas nos próximos cinco anos, visando o aprimoramento da Unidade de Conservação.

E, para o próximo período, outras melhorias serão executadas. É o que garante Eduardo Sélio Mendes Junior, secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba. Ele cita como exemplos o restauro da passarela que liga a Parte Alta à Parte Baixa da Vila e a instalação de uma creche para atender 100 crianças e do novo Posto de Atendimento Médico. “Desde que assumimos a secretaria, temos conseguido superar uma série de entraves que impediam o seu desenvolvimento e demos andamento e apoio ao Expresso Turístico, à reforma da rede elétrica e ao restauro da Sociedade Recreativa Lira da Serra”, diz.

Uma das moradoras mais conhecidas da Vila, Zilda Maria Bergamini, proprietária do Bar da Zilda, concorda com o secretário e destaca o empenho da atual gestão no sentido de resolver os problemas do local. “O Expresso Turístico, a reforma da rede elétrica e a creche em fase de implantação são demonstrações disso”, conclui.

SECOM PSA
Marcos Imbrizi
Telefone: + 55 11 4433-0137
22/06/2011