30 JUN 2011
Piso dos professores é um dos maiores da região

Os professores da rede municipal de ensino receberam em junho aumento de 16 % no piso da categoria, alteração que inclui um abono incorporado de R$ 150 e eleva o valor a um dos maiores da região.  O salário de um professor em início de carreira é hoje de R$ 2.160 para 40 horas semanais (R$ 10,80 por hora).

A razão deste benefício se deve ao fato de que o salário do magistério é calculado sobre o piso do funcionalismo da Prefeitura de Santo André, multiplicado por três. Se o piso do funcionalismo passou de R$ 620 para R$ 720, devido ao aumento de 8% dados aos servidores neste ano, mais R$ 50 de abono incorporado, o piso do professor passou de R$ 1.862 para R$ 2.160.

O piso da categoria é pago ao profissional ingressante na rede que possui formação em nível médio, mais especificamente o magistério (2º grau). O professor que ingressa com formação em nível superior, com licenciatura em pedagogia, tem padrão salarial mais elevado, de R$ 2.622, e tem possibilidades de progresso na tabela salarial da categoria,  conforme conclua cursos de pós-grqaduação, especializações, mestrado e doutorado. Com o passar do tempo, de dois em dois anos, recebe também os biênios, que incidem sobre o padrão de vencimento em que o profissional é enquadrado, aumentando o vencimento total do professor.

Segundo a secretária de Educação Cleide Bauab Eid Bochixio, a valorização do professor na cidade vai desde as oportunidades de formação continuada até a melhoria salarial e das condições de trabalho. "A atual administração tem valorizado a melhoria do ambiente escolar, equipamentos, livros didáticos, investimento na biblioteca do professor, aumento da carga horária docente, inovando com a flexibilização de jornada econtribuição para aposentadoria equivalente. Todas essas medidas são coroadas agora com o maior aumento no piso salarial do magistério dos últimos anos”, enfatiza.

SECOM PSA
Paola Zanei Bonilha - Mtb 26.606/SP
Telefone: +55 11 4433-0115 / 4433-0134
30/06/2011