05 JUL 2011
Santo André se prepara para a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

O mês de julho começa com debates sobre a questão da pessoa idosa em Santo André. Na próxima quinta-feira (7), acontece a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil, para analisar o andamento das políticas públicas destinadas a esta faixa etária. Em todo o País, iniciativas como a da cidade servem para aprovar propostas que, posteriormente, serão levadas a uma discussão mais ampla na Conferência Nacional de Direitos da Pessoa Idosa, com data marcada para os dias 23, 24 e 25 de novembro deste ano, em Brasília.

Antes da conferência municipal, foi realizada no dia 4 (segunda-feira) a pré-conferência. Nela, foram elaboradas as propostas para os quatro eixos que serão a base do evento nacional. “As conferências são a grande oportunidade de se fazer um balanço das conquistas e desafios relacionados à consolidação das políticas públicas voltadas para o idoso, assim como para a garantia de direitos e para um envelhecimento digno em nosso País, com ampla participação e efetivo compromisso de todos”, sintetiza Maryluci de Araújo Faria, diretora do Departamento de Humanidades, da Secretaria de Governo, que organiza a conferência em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Os eixos da pré-conferência foram os seguintes: 1) O envelhecimento e políticas do Estado: pactuar caminhos intersetoriais; 2) Pessoa idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos; 3) Fortalecimento e integração dos conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos; 4) Diretrizes orçamentárias, plano integrado e orçamento público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir, exigir para incluir e fiscalizar. Representantes de diversos segmentos da sociedade civil e do poder público elaboraram propostas e diretrizes para as pessoas idosas nos próximos anos, a serem deliberadas nas conferências municipal, regional, estadual e nacional.

Está agendada ainda para a quarta-feira (6) a palestra Educação em Direitos, para divulgar e conscientizar os idosos e pessoas com deficiência sobre seus direitos. Serão abordados os seguintes temas: O que é a Defensoria Pública e suas principais atuações; O que é a Conferência de Direitos das Pessoas Idosas – importância da participação da população para a efetivação e garantia dos direitos; O Estatuto do Idoso: vamos descomplicar? – direitos do idoso; O que é o Núcleo dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Nediped) e suas principais atuações na temática do idoso.

De acordo com o censo de 2010, Santo André tem uma população de 92.306 de idosos (são 673.914 habitantes no total), dos quais 53.531 mulheres e 38.775 homens acima de 60 anos.

Serviço:
Evento: II Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Santo André
Data: 7 de julho, das 8h às 17h
Local: Unidade 2 da Universidade Anhanguera (Avenida Dr. Alberto Benedetti, 444, Vila Assunção, Santo André), ao lado do Hospital Cristóvão da Gama.

Evento: palestra “Educação em Direitos” (para idosos e pessoas com deficiência)
Data: 6 de julho, das 14h às 17h
Local: Auditório Burle Marx, Prefeitura de Santo André (Praça IV Centenário, s/nº, 9º andar)

SECOM PSA