05 JUL 2011
Centro Público de Emprego inova mais uma vez com fornecimento de capas para carteiras profissionais

O Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) de Santo André inovou mais uma vez. Em uma iniciativa pioneira na região e, ao que tudo indica, no país, passou a oferecer capas protetoras de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS´s), as quais emite na condição de agente autorizado do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

As capas plásticas têm a cor azul – tom oficial da cidade – levam a inscrição do CPETR, da Prefeitura de Santo André, do MTE e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Além de sinalizar respeito e cuidado especial com as pessoas que enxergam carteiras profissionais como passaportes para o mercado de trabalho e melhoria das condições de vida, a novidade é útil e funcional, uma vez que o freqüente manuseio tende a desgastar o material. “Trata-se da proteção de um documento importantíssimo, que acompanhará o cidadão por toda a sua vida e trajetória de trabalho”—destaca Mônica Mandarino, diretora do CPETR de Santo André, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET).

Mônica conta que a idéia foi inspirada no próprio passado profissional. Antes de atuar no CPETR, acumulou 14 anos de experiência à frente de uma agência de empregos. Experiência, aliás, que a levou a integrar a equipe do CPETR logo no início da gestão do prefeito Aidan Ravin. “Na época da agência, as capas protetoras tinham receptividade muito boa entre o público. Daí decidimos implementar a novidade no CPETR” – explica.

Desde janeiro de 2009, o CPETR de Santo André já emitiu mais de 7,3 mil carteiras de trabalho, além de ter inserido mais de 14 mil pessoas no mercado de trabalho.

Café da manhã
As capas protetoras não são o único exemplo de ação que denota sensibilidade aguçada no trato com as pessoas em busca de oportunidades profissionais. Em julho de 2010 -- há exatamente um ano, portanto, -- o Centro Público de Santo André passou a oferecer café da manhã gratuitamente às cerca de 800 pessoas que, diariamente, vão até a sede localizada na Avenida Artur de Queirós, 720, bairro Casa Branca. O café da manhã foi implantado em parceria com o programa Banco de Alimentos administrado pelo Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Denise Ravin.  Logo na entrada do CPETR, os visitantes encontram uma mesa com leite, café, bolacha, pão, manteiga e geléia.

Além de realizar serviço de intermediação de mão de obra, e emissão de carteira de trabalho, o CPETR oferece cursos de qualificação profissional e executa homologações de seguro-desemprego. Informações pelos telefone (11) 4979-3699.

SECOM PSA
André Lima 32.431/64
Telefone: +55 11 4433-0115
05/07/2011