06 JUL 2011
Projeto Cineclube apresenta mostra especial de cinema latino-americano

A recente produção cinematográfica latino-americana é a pedida para o mês de julho em Santo André. Resultado de parceria entre a Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV), mantida pela Prefeitura, e o Sesc da cidade, o Encontro com o Cinema Latino-americano exibe, a partir desta quarta-feira (6), produções de países como México, Chile, Peru, Argentina e Uruguai.

As sessões, gratuitas, serão realizadas no Teatro do Sesc às quartas-feiras (dias 6, 13, 20 e 27), às 20 horas. Neste local os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência. Nos dias 10 e 24 (domingos), às 15 horas, a mostra será realizada no Auditório Heleni Guariba, localizado no saguão do Teatro Municipal de Santo André. A iniciativa integra o projeto Cineclube: O Cinema e Outras Linguagens, organizado mensalmente pela ELCV.

Após as exibições, haverá bate-papo com a curadora da Mostra de Cinema Latino do Memorial da América Latina, Daniele Gillone, e outros pesquisadores de Cinema Latino. Confira a programação:

GIGANTE
Dia 6 – 20h

(Uruguai / Argentina, 2009, 90 minutos, 12 anos, Adrián Biniez). Um inofensivo grandalhão que trabalha como segurança em um supermercado em Montevidéu se sente atraído por uma jovem mulher da limpeza. Através dos monitores de vigilância, esta atração gradualmente evolui para uma obsessão. Com Horacio Camandule, Leonor Svarcas, Fernando Alonso e Diego Artucio.

Teatro do Sesc Santo André | Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar. Informações: (11) 4997-2155. Os ingressos devem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Sesc Santo André.

WHISKY
Dia 10 – 15h

(Uruguai / Argentina, 2003, 95 minutos, 14 anos, Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll). A vida de Jacob se resume a administrar sua fábrica de meias, onde passa a maior parte do tempo dando ordens à sua fiel assistente Marta, com quem mantém uma relação estritamente profissional, marcada pelo silêncio e pela rotina. A monotonia é quebrada com a inesperada visita do irmão de Jacobo, Herman.

Auditório Heleni Guariba – Teatro Municipal de Santo André | Praça IV Centenário, s/nº Centro. Tel.: (11) 4997-1167. Entrada gratuita.

A TETA ASSUSTADA
Dia 13 – 20h

(Peru / Espanha, 2009, 95 minutos, 18 anos, Claudia Llosa). A teta assustada é um folclore existente no Peru acerca das mulheres estupradas durante a guerra do terrorismo. Seus filhos absorvem a doença através do leite materno, que as torna seres sem alma. É o que ocorre com Fausta (Magaly Solier). A súbita morte de sua mãe faz com que ela tenha que enfrentar seus medos.

A MENINA SANTA
Dia 20 – 20h

(Argentina / Itália, 2004, 106 minutos, 14 anos, Lucrecia Martel). Amália (Maria Alche) e Josefina (Julieta Zylberberg) têm 16 anos e moram na cidade de La Ciénaga, na Argentina. Josefina pertence a uma família conservadora, enquanto a mãe de Amália, Helena (Mercedes Morán), é divorciada e dirige um hotel. Certo dia, após um ensaio de coral, as duas garotas se reúnem na igreja local para conversar sobre fé, vocação e segredos sentimentais. Pouco depois, Amália conhece o doutor Jano (Carlos Belloso), que participa de uma conferência médica no hotel de sua família. O encontro leva a jovem a descobrir sua verdadeira vocação: salvar os homens do pecado. Com Mercedes Morán, Carlos Belloso, Alejandro Urdapilleta, Maria Alche.

LEONERA
Dia 24 – 15h

(Argentina, 2008, 113 minutos, 14 anos, Pablo Trapero). O dia amanhece e Julia (Martina Gusman) está rodeada pelos corpos ensanguentados de Ramiro (Rodrigo Santoro) e Nahuel. Ramiro ainda está vivo, mas Nahuel está morto. Ela é presa e enviada a uma penitenciária específica para mães e grávidas sentenciadas. Nos primeiros dias, Julia permanece reclusa, mas aos poucos faz algumas amizades. Uma delas com Marta (Laura Garcia), que já criou dois filhos na prisão e torna-se sua conselheira.

TONY MANERO
Dia 27 – 20h

(Brasil, 2008, 98 minutos, 18 anos, Pablo Larrain). Em meio ao contexto social da ditadura de Pinochet, Raúl Peralta (Alfredo castro), um homem na faixa dos 50 anos de idade, é obcecado pela idéia de personificar Tony Manero, o personagem de John Travolta no filme Os Embalos de Sábado à Noite. Raúl lidera um pequeno grupo de dançarinos, o qual regularmente se apresenta num bar da periferia. Seu sonho de ser reconhecido está prestes a se tornar realidade quando a emissora nacional de TV anuncia um concurso de imitadores de Tony Manero. Sua ansiedade em reproduzir o ídolo o leva a cometer uma série de crimes e furtos. Com Alfredo Castro, Hector Morales, Paola Lattus, Amparo Noguera, Elsa Poblete.

SERVIÇO:
Encontro com o Cinema Latino-americano
Datas: 6, 13, 20 e 27 de julho, às 20h.
Local: Teatro do Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André)
Datas: 10 e 24 de julho, às 15h.
Local: Auditório Heleni Guariba – Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André)Entrada gratuita.
Informações: (11) 4997-1167.

Mais informações para a imprensa:
SECOM PSA
Daniela Mian
04/07/2011

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre

Fonte: Prefeitura de Santo André