07 JUL 2011
Sabina da início a acervo artístico

Reconhecida principalmente por sua variedade de atrações na área da ciência e da música, a Sabina Escola Parque do Conhecimento, de Santo André, está dando início a um acervo particular de obras de arte. A maioria dos artistas que participam de mostras organizadas no local costumam doar criações para o espaço.  Até o momento, dez peças já foram doadas por artistas plásticos como Elena Rotta, Marcos Oliva, Joni Simões, Norma Nicolau e Gonçalo Pavanello.

Para a coordenadora geral, Silva Sanchez, a Sabina está ampliando seu campo de atuação, abrindo para o mundo das artes, fortalecendo uma das áreas do conhecimento humano até hoje pouco explorada na Escola Parque. “É um privilégio proporcionar à crianças, principalmente aos alunos das escolas públicas,  e adultos, o contato com um universo que é distante da realidade de muitos”, destaca.

Entre as obras que foram doadas está a MonaGorda, de Gonçalo Pavanello, feita especialmente para edição da exposição Vida e Obra, que apresentou releituras de Leonardo Da Vinci.  A peça chamou a atenção do público por mostrar a famosa Monalisa com formas arredondadas. Para produzir a peça, Pavanello, que utiliza gravura digital em seu trabalho, explica que duplicou a obra de Da Vinci como em um espelho, cortou ao meio e uniu as partes. O resultado, agora, é parte do acervo fixo da Sabina.

“Em um local voltado para a Educação como a Sabina, as obras de arte ganham um novo e diferenciado valor, que não é o financeiro. Elas adquirem valor institucional ao contribuírem para a formação de crianças e adultos”, destaca Pavanello. O webdesigner de São Bernardo doou também a obra Procurando um Jardim de Monet, feita com colagem digital sobre o fundo preto, exposta na segunda edição da exposição Vida e Obra, que apresentou releituras de Claude Monet.

O artista plástico Joni Simões também considera a doação de obras para a Sabina a oportunidade de participar da história da Escola Parque, contribuindo com a criação de um espaço dedicado às artes. “ A iniciativa é maravilhosa, porque é também uma forma de incentivar novos talentos nas crianças, mostrando a elas as possibilidades do trabalho de criação e a beleza das artes”, ressalta. Simões, de São Paulo, doou as obras Monsier Monet e Selo Vinci.

Para Silvia, as obras de arte na Sabina proporcionarão para as crianças lembranças para o resto da vida e podem colaborar para uma melhor formação intelectual no futuro. “Mostrar as possibilidades de criação pode, ainda, despertar nas crianças novos interesses e habilidades”, destaca.

Vida e Arte
Em março deste ano, o projeto Vida e Arte da Sabina exibiu, por meio de releituras, o pintor francês Claude Monet aos visitantes com a mostra Nos Jardins de Monet. Durante um mês, obras produzidas por artistas plásticos representados pela Galeria Mali Villas Boas, de São Paulo. Foi a segunda edição do evento que, no ano passado, apresentou releituras do pintor Leonardo Da Vinci, na mostra "Conhecendo Leonardo Da Vinci".

No projeto Vida e Arte, idealizado pela Sabina para levar os grandes mestres da pintura às crianças, os visitantes são acompanhados por monitores especializados  que trazem informações sobre o artista homenageado e as obras criadas. Ao fim do passeio, os pequenos pintam quadros que podem levar para casa.

A próxima exposição, ainda sem data para abertura, será sobre Portinari. Os artistas produzem as obras gratuitamente. A Sabina conta com a parceria da do Instituto Ideal e da fábrica de tintas Acrilex.

Obras doadas:
Pinto como um pássaro canta - Laila Bastos Andrade Guimarães