A região da Vila de Paranapiacaba foi a sétima a receber a equipe do programa Cidade Interativa, entre os dias 6 e 26 de junho. Nesse período, diversos trabalhos foram executados, como limpeza e manutenção de bocas-de-lobo, manutenção de mobiliários urbanos e desratização, entre outros.
Paranapiacaba tem mais de 1,1 mil moradores e recebe, anualmente, cerca de 200 mil visitantes, principalmente na época do Festival de Inverno, que este ano será nos dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de julho.
Entre as principais atrações turísticas estão as trilhas, como da Pontinha, dos Gravatás e do Mirante, o Relógio da Estação e a Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba. Entre os destaques das ações temos:
- Manutenção de vias: 7.050 metros
- Bocas-de-lobo limpas: 39
- Bocas-de-lobo reformadas: 22
- Desratização de núcleos habitacionais: 10
- Desratização de pontos de visitação: 57
- Instalação de mobiliário urbano em parques e praças: 08
- Pintura e manutenção de brinquedos em parques e praças: 51
- Instalação de brinquedos em parques e praças: 24
A Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (CRAISA), por meio do Programa de Alimentação Escolar, prepara e distribui diariamente refeições para 1.235 alunos matriculados em escolas municipais e estaduais. Além disso, são distribuídos 200 refeições a funcionários públicos que trabalham na região.
O restaurante do Parque Andreense, que fica no prédio da subprefeitura, atende 80 refeições diariamente, de segunda à sexta-feira. Por meio deste restaurante também são enviadas 120 refeições transportadas em hot box por dia (de segunda à sexta-feira), para o funcionalismo público que trabalha na região. Essas refeições são realizadas na Subprefeitura de Paranapiacaba.
Os munícipes da Vila contam com um banco, um Pronto Atendimento, uma Unidade de Saúde e 635 postes de iluminação pública. Na área de Educação, os moradores de Paranapiacaba contam com duas Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental (Emeiefs), três escolas estaduais de Ensino Fundamental e uma de Ensino Médio, e uma biblioteca.
Setor 8
No dia 16 de junho as promotoras de campo do Cidade Interativa entraram em ação na região da Vila Humaitá. Os serviços operacionais começaram no dia 27 de junho e se estenderão até o dia 24 de julho, com diversas ações que irão contemplar os mais de 56 mil moradores da região.
O projeto
O Cidade Interativa é um programa da Prefeitura de Santo André realizado por meio da união de suas diversas secretarias. Inicialmente, uma pesquisa é realizada com os moradores de cada região que será trabalhada, para se levantar as principais demandas dos bairros. Por meio destas é que diversas áreas responsáveis mobilizam-se para atender às solicitações com maior rapidez.
Os serviços mais complexos são analisados e seguem para planejamento e orçamento próprio. Os moradores podem acompanhar, sempre, todas as etapas do programa por meio do site , participando, inclusive, com sugestões ou críticas.
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Júlia Galvano
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: + 55 11 4433-0134
07/07/2011