[img_assist|nid=6483|title=Mônica Mandarino comemora balanço de inserções profissionais e volume de crescente de carteiras de trabalho|desc=|link=node|align=center|width=640|height=425]
O Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura de Santo André inseriu 3.213 trabalhadores no mercado durante o primeiro semestre de 2011, número 8% superior aos 2.977 inseridos no mesmo período do ano passado. Com esta marca, chega a 14.707 o total de colocados desde janeiro de 2009. Foram 4.956 ao longo do primeiro ano da gestão do prefeito Aidan Ravin e 6.538 em 2010. “Neste ano, ao que tudo indica, devemos superar o saldo do ano passado, que já foi bastante positivo” – destaca Mônica Mandarino, diretora do CPETR, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET).
O balanço semestral mostra ainda que as homologações de seguro-desemprego – serviço executado pelo CPETR na condição de agente autorizado do Ministério do Trabalho – atingiram 3.581 de janeiro a junho deste ano ante 4.973 no mesmo período do ano anterior. O decréscimo sinaliza cenário positivo uma vez que o benefício é sinônimo de demissões. Além disso, o CPETR emitiu 2.937 carteiras de trabalho no primeiro semestre deste ano.
Metas
O crescimento do número de colocações está ligado à recuperação econômica após a crise financeira global, mas é fruto do aperfeiçoamento do setor de captação de vagas junto a empresas do município e da região. O setor passou por reestruturação baseada no estabelecimento de metas e reforço do quadro de pessoal. Como resultado, o número de vagas ofertadas semanalmente pelo CPETR subiu de 500 no início de 2009 para média superior a cinco mil nas últimas semanas. “Ampliamos em 10 vezes as opções aos trabalhadores” – sintetiza Mônica Mandarino.
Qualitativo
O aumento do número de colocações converge com a melhoria qualitativa que, embora não possa ser mensurada, é percebida de forma direta pelas cerca de 800 pessoas que, diariamente, se dirigem à sede localizada na Avenida Artur de Queirós, 720, bairro Casa Branca. Em julho de 2010, o Centro Público de Santo André implantou café da manhã gratuito em parceria com o programa Banco de Alimentos, administrado pelo Fundo Social de Solidariedade. Em julho deste ano, inovou mais uma vez com o lançamento de capas plásticas para carteiras profissionais. As capas conferem durabilidade ao documento que acompanha o trabalhador por toda a sua vida.
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
André Lima MTB 32.431/64
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +55 11 4433-0115
12/07/2011
Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre