21 JUL 2011
Prefeito Aidan Ravin e governador Geraldo Alckmin participam de lançamento de nova fábrica em Santo André

Na próxima, terça (26), a Prefeitura de Santo Andre comemora uma ótima notícia no front do desenvolvimento econômico. Nesta data, às 11h, está programado o lançamento da pedra fundamental da expansão da planta industrial da Paranapanema, fabricante de tubos de cobre localizada em Utinga. O evento terá a presença do prefeito Aidan Ravin e do governador Geraldo Alckmin, além de outras autoridades estaduais e municipais e executivos da companhia que lidera o segmento no País.

De acordo com a assessoria da corporação, a iniciativa faz parte do plano de expansão e investimentos que pretende dobrar a capacidade de produção de tubos de cobre da marca Eluma, de 18 mil para 36 mil toneladas/ano. Para tanto, serão investidos R$ 72 milhões com previsão de conclusão das obras para o primeiro semestre de 2012.

O evento marcará a terceira visita do governador Geraldo Alckmin a Santo André em pouco mais de dois meses. Em 18 de maio, Alckmin esteve no saguão do Teatro Municipal para anunciar investimentos de R$ 400 milhões para obras de urbanização, habitação e saneamento no Jardim Santo André. Em julho, o governador esteve no Teatro Municipal para o anúncio de mega-pacote de investimentos para a região, com potencial de R$ 6 bilhões destinados principalmente em transporte e mobilidade.

Mais impostos
Para o prefeito Aidan Ravin, a expansão é mais que bem-vinda. “O aumento da capacidade de produção vai impactar positivamente na geração de Valor Adicionado do município e, consequentemente, na receita com ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) – a principal fonte de receitas dos municípios industrializados. Com isto, teremos mais recursos para investimentos prioritários em Saúde, Educação, Obras e Segurança” – considera o chefe do Executivo.

Valor Adicionado é medida de produção de riqueza que determina o repasse do ICMS pelo Governo do Estado. Quanto maior o VA gerado pelas empresas do município, maior o repasse de ICMS ao cofre municipal.

De janeiro de 2009 a junho de 2011, Santo André registrou a criação de 24.640 empregos formais, o que a coloca entre as 10 cidades do Estado de São Paulo com o maior saldo de empregos com carteira assinada no período de 30 meses, de acordo com dados oficiais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Lançamento da Pedra Fundamental - Fábrica de tubos de cobre da marca Eluma
Local: Rua Felipe Camarão, 500 – Utinga – Santo André, SP
Data: 26 de julho de 2011, 11h

SECOM PSA