Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Santo André promove cerimônia de formatura de cerca de 300 alunos que concluíram cursos profissionalizantes pelo Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) por meio do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), do Ministério do Trabalho e Emprego. O evento está programado para as 19h no Teatro Municipal de Santo André, localizado na Praça iV Centenário, s/nº, Centro.
Os formandos tiveram cursos de operador de telemarketing, auxiliar de escritório, técnico de vendas, auxiliar de almoxarifado, cuidador de idosos e gestão empreendedor, todos com carga de 200 horas divididas em 160 horas de atividades práticas e 40 destinadas a conceitos como ética, cidadania e competências sociais. Os cursos se estenderam por dois meses, até 21 de julho. O curso de gestão empreendedora foi realizado em dois núcleos comunitários e os demais foram ministrados na sede do CPETR e no Centro Público de Formação Profissional Valdemar Mattei, no bairro Casa Branca.
Café com emprego
Na última sexta-feira (22), 18 representantes de empresas estiveram no CPETR, onde participaram de café da tarde com a diretoria do órgão municipal. O evento realizado das 14h às 16h serviu para esclarecer sobre as potencialidades proporcionadas pelo Mais Emprego, sistema implantado pelo Ministério do Trabalho que possibilita oferta e busca de vagas de forma remota através da internet.
“No encontro, aproveitamos para enfatizar alguns diferenciais do Centro Público de Santo André, como salas destinadas à realização de processos seletivos pelos empregadores, sala de informática equipada com 15 computadores na qual é possível atestar a competência técnica dos candidatos nesta área, serviço gratuito de pré-seleção realizado por uma psicóloga, entre outros” – destaca Mônica Mandarino, diretora do CPETR, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET).
Balanço
O CPETR inseriu 3.213 trabalhadores no mercado durante o primeiro semestre de 2011, número 8% superior aos 2.977 inseridos no mesmo período do ano passado. Com esta marca, chega a 14.707 o total de colocados desde janeiro de 2009. Foram 4.956 ao longo do primeiro ano da gestão do prefeito Aidan Ravin e 6.538 em 2010.
O balanço semestral mostra ainda que as homologações de seguro-desemprego – serviço executado pelo CPETR na condição de agente autorizado do Ministério do Trabalho – atingiram 3.581 de janeiro a junho deste ano ante 4.973 no mesmo período do ano anterior. O decréscimo sinaliza cenário positivo uma vez que o benefício é sinônimo de demissões. Além disso, o CPETR emitiu 2.937 carteiras de trabalho no primeiro semestre deste ano.
Qualitativo
O aumento do número de colocações converge com a melhoria qualitativa. Em julho de 2010, o Centro Público de Santo André implantou café da manhã gratuito em parceria com o programa Banco de Alimentos, administrado pelo Fundo Social de Solidariedade. Em julho deste ano, inovou mais uma vez com o lançamento de capas plásticas para carteiras profissionais. As capas conferem durabilidade ao documento que acompanha o trabalhador por toda a sua vida.
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
André Lima MTB 32.431/64
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
25/07/2011
Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre