[img_assist|nid=6760|title=Maria Augusta expõe vantagens da expansão da rede de fibra ótica entre endereços de Saúde, Educação e Cultura|desc=|link=node|align=center|width=640|height=427]
Nesta terça-feira (16), a diretora de Informática da Prefeitura de Santo André, Maria Augusta Bezerra da Silva, apresenta a experiência do município em megaevento paulistano voltado à tecnologia da informação. Na palestra intitulada Infovia Municipal: a tecnologia impulsionando o desenvolvimento comunitário, Maria Augusta discorrerá sobre a evolução da rede de fibra ótica nos últimos dois anos, período no qual a extensão passou de 55 quilômetros para próximo de 220 quilômetros, com ganhos compartilhados por áreas como Saúde e Educação.
No mesmo evento, chamado IPMeeting Prefeituras 2011, serão apresentadas palestras com experiências do Rio de janeiro e do Ministério das Comunicações, entre outras. Caberá ao empresário, educador e consultor Ozires Silva -- que foi presidente da Embraer, Petrobras e Varig -- a palestra final sobre a importância do planejamento na obtenção de resultados.
Convite
O convite para a participação da representante de Santo André em evento de envergadura nacional foi decorrência da divulgação da infovia digital de Santo André pelos veículos de imprensa. O projeto consiste na implantação da rede de fibra ótica para transmissão de informações digitais como voz e imagens com o máximo de qualidade e agilidade. O objetivo é interligar os diversos prédios públicos da Prefeitura com o prédio do Executivo. A expectativa é de que a rede atinja 274 quilômetros até meados de 2012, com a conclusão da última fase do projeto.
Até o momento foram investidos cerca de R$ 5,5 milhões na Infovia. Na Educação, 99 endereços já estão interligados pela fibra ótica, além de 13 da Cultura e 25 endereços da Saúde. “Na educação, vamos começar a obter, dentro de alguns meses, uma economia de 60% na conta de telefone graças à utilização de tecnologia IP, algo em torno de R$ 600 mil por ano”, afirma Maria Augusta.
Vantagens
Há muitas outras vantagens. Na Educação, as principais são a melhoria no planejamento para atendimento da demanda (por meio de sistemas informatizados), eficiência na área acadêmica (acesso à internet; implantação de sistemas educacionais online para alunos nas diversas disciplinas da grade curricular, segurança escolar (permite conectar “online” o monitoramento por câmeras) e possibilidade de realização de censo escolar on line.
Na Saúde, as principais vantagens são a maior facilidade na implantação de um sistema de gestão de saúde (agilizando o atendimento aos munícipes e diminuindo a espera nas consultas e pronto atendimento) e apuração do controle das agendas médicas, entre outros.
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
André Lima 32.431/64
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
15/08/2011
Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre