No próximo sábado, dia 20, acontece a III Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, com o tema central “A construção da igualdade entre mulheres e homens para a erradicação da pobreza”, nas Faculdades Integradas Coração de Jesus (Fainc). A realização integra a rede de iniciativas similares em diversas cidades brasileiras, de acordo com o Decreto Presidencial de 15 de março deste ano.
A III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres e Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres e tem por objetivo o direcionamento de políticas voltadas para o Plano de Erradicação da Pobreza no Brasil, lançado em 2011.
Sete pré-conferências foram realizadas neste mês de agosto em bairros distintos para definição das principais diretrizes para o evento, bem como a escolha de delegadas e delegados da sociedade civil. Em outubro, acontece a etapa estadual da terceira conferência e, dois meses depois, a nacional.
Quatro temas nas pré-conferências
Em adequação à realidade andreense, foram formados quatro blocos de temas para discussão: autonomia econômica e igualdade no mundo de trabalho (com inclusão social, direito à moradia digna, infraestrutura social e desenvolvimento sustentável); educação inclusiva (enfrentamento ao racismo, sexismo e lesbofobia, desigualdades geracionais, enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres); saúde das mulheres (direitos sexuais e reprodutivos e segurança alimentar), e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão (cultura, comunicação e mídias igualitárias, democráticas e não discriminatórias).
O processo de conferência é um dos diversos canais de comunicação entre o poder público e os movimentos sociais, importantíssimo para o acompanhamento e desenvolvimento de diretrizes e propostas de ações voltadas, neste caso, às políticas públicas para as mulheres.
Números
De acordo com estudos divulgados, as mulheres são a maior parte da população brasileira (52%), representam 41% da força de trabalho e chefiam 35% das famílias do País. Em Santo André, segundo o Censo Demográfico de 2010, são 351.949 mulheres em uma população de 700 mil pessoas. Em junho deste ano, foram contabilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, 198.532 trabalhadores formalmente empregados no município andreense. Desses, 87.246 são mulheres, com renda média de R$ 1.444,77.
SERVIÇO
III Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres
Dia: 20 de agosto de 2011, sábado
Local: Faculdades Integradas Coração de Jesus (Fainc) - Rua Siqueira Campos, 483, Centro
Horário: das 8 às 16 horas
A população está convidada a participar
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Raquel Budow / Eugênio Goussinsky
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
19/08/2011
Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre