[img_assist|nid=6805|title=Merenda Escolar de Santo André tem qualidade e transparência|desc=|link=node|align=center|width=640|height=427]
Pais, alunos e educadores podem conhecer de perto como é feita a merenda escolar da cidade
No município de Santo André, todo o processo de produção da merenda escolar, oferecida para os cerca de 120 mil alunos das redes de ensino municipal, estadual e entidades conveniadas, pode ser visitado por pais, alunos e educadores.
Para preparar todas as refeições diárias são utilizadas aproximadamente 200 toneladas por mês de gêneros perecíveis, como carnes, hortifrutigranjeiros e alimentos estocáveis como arroz, feijão e macarrão, entre outros. Dois itens do cardápio, banana e feijão são provenientes da agricultura familiar.
A autarquia responsável pela alimentação escolar, abastece 181 espaços educacionais: 85 escolas estaduais, 51 Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeiefs), 27 creches e 18 entidades filantrópicas. Santo André é a única cidade do ABC que também atende a rede estadual.
A aposentada Maria Amador teve a oportunidade de visitar a cozinha central da Craisa, no bairro Homero Thon: “Achei excelente, pois não sabia como era feita a merenda. O local é bem higienizado e a visita muito esclarecedora. Nota dez para a cidade”, comentou. Dona Maria tem uma neta que estuda na Emeief Tarsila do Amaral, no bairro Bangu.
Interessados em conhecer a cozinha, onde é feita em média 50% da merenda das unidades, ou as próprias instalações das escolas devem procurar a direção do estabelecimento para agendar as visitas. A escola é a responsável pelo transporte até a cozinha central.
[img_assist|nid=6793|title=O cardápio é elaborado por nutricionistas, de acordo com as necessidades de cada faixa etária e permanência do aluno na escola.|desc=|link=none|align=center|width=640|height=427]
Merenda
O cardápio é composto por frutas, verduras e legumes, sempre respeitando a safra dos alimentos. Pratos diferenciados como macarronada, risoto de frango ou carne, sopa e farofa, entre outros, são servidos nas refeições. “Esses alimentos são essenciais para compor uma alimentação equilibrada e balanceada nutricionalmente, pois são fontes de vitaminas, sais minerais e fibras”, avalia Joelma Araújo Tagawa, supervisora de alimentação escolar.
Todo o processo, desde a aquisição dos alimentos até o preparo final para o consumo dos alunos, é realizado por uma grande equipe de funcionários operacionais, administrativos e técnicos da Craisa, o que dá cerca de 330 pessoas, que primam pela qualidade das refeições oferecidas.
O Programa de Alimentação Escolar de Santo André preocupa-se, principalmente, com a qualidade nutricional, onde o cardápio é elaborado de acordo com as necessidades de cada faixa etária e permanência do aluno na escola. Os procedimentos de boas práticas de manipulação dos alimentos, exigência da legislação vigente, são seguidos à risca.
Premiação
Em outubro de 2009, a equipe do Programa de Alimentação Escolar de Santo André foi premiada no 11º Seminário de Alimentação Escolar, realizado em Campinas. Organizado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), ligado ao Governo do Estado de São Paulo, a ação é direcionada a profissionais de nutrição de várias cidades brasileiras. Na ocasião, 15 trabalhos foram apresentados, dois dos quais seriam premiados. Um deles ficou para Santo André. O trabalho premiado do município do ABC teve como tema “Diagnóstico - Coleta de Amostra de Alimentos nas 23 creches do município de Santo André”.
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Elieuda Queiroz - Mtb 56913/SP
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
18/08/2011
Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre