25 AGO 2011
Parque do Mês acontece domingo no Ipiranguinha

O Parque Antônio Fláquer, o popular Ipiranguinha, recebe no próximo domingo (28) mais uma edição do Parque do Mês. As atividades começam às 8h e se estendem ao longo dia, sempre contemplando a consciência ambiental e o entretenimento de quem passar pelo parque. O espaço está localizado à Rua Coronel Seabra, s/nº, Vila Alzira.

Reformado recentemente, o Ipiranguinha tem como principal destaque o antigo chafariz, que passou por um minucioso processo de recuperação e reforma. No local foram instalados dezenas de fachos de luz saindo pelos jatos de água, compondo um jogo de luzes à medida que funcionam.

O evento Parque do Mês terá mais uma vez a Caminhada Orientada, quando mais de 1.000 munícipes de Santo André, que aderiram ao programa, deram o primeiro passo para cultivar uma vida mais saudável, tanto física quanto mentalmente.

O programa desenvolvido pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, tem o objetivo de proporcionar à população ganhos na qualidade de vida. O programa já contempla 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e conta com 12 educadores físicos, que ministram as atividades durante duas horas, das 7h às 9h, dois dias da semana, em cada unidade.

Além disso, o Sabina desenvolverá a oficina de brinquedos científicos enquanto o Parque Escola também terá atividades, como a oficina de construção de cata vento. Por fim, quem comparecer ao parque poderá prestigiar uma apresentação da Banda Lyra, que desde 1918 brinda o público com canções clássicas e populares, nacionais e internacionais.

[img_assist|nid=6836|title=Banda Lira toca músicas clássicas e populares, nacionais e internacionais.|desc=|link=none|align=center|width=640|height=425]

Confira a agenda de atrações que acontecem ao longo do dia:

Secretaria de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense
- Exposição do Parque Nascente;
- Oficina de Paper Toy;
- Máscaras de animais da mata atlântica e pintura facial temática (elementos naturais).

Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SOSP)
- Brinquedos e brincadeiras. Estará à disposição dos visitantes, jogos e brinquedos construídos a partir da reutilização de materiais, tais como jogo da velha, amarelinha, bilboquê, vaivém, papa-bolinha e corda para pular e se divertir;
- Atendimento ao público e cadastro para envio da programação do Parque do Mês;
- Doação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

Secretaria de Saúde
- Exposição de maquetes, exposição do mostruário com diversos bichos, como aranha, escorpião, mosquito da Dengue, ratos, morcego etc.

Semasa
- Jogos Interativos e exposição da Estação de Tratamento de Água (ETA).

Craisa
- Degustação de suco;
- Oficina dos sucos;
- Distribuição de folders com receitas;
- Explicações com nutricionistas e estagiárias de nutrição.

Atividades com horários específicos:

Caminhada Orientada                                                      8h às 9h
Oficina de construção de mini-árvores                               9h30
Apresentação de dança infantil da ABIC                             10h30
Oficina de plantio de suculentas                                       10h05
Contação de história                                                      11h15 e 14h30
Oficina de construção de cata vento                                 14h40
Carrinho Marinho e  Posse Responsável (Teatro)                  11h30 e 14h30
Teatro de Fantoches                                                      12h30
Apresentação da Banda Lira                                             15h
Apresentação teatral do projeto Anjos da Guarda                 12h30
Apresentação de dança cigana                                         13h05