25 AGO 2011
Domingo é dia de dar um lar a 65 animais em mais uma edição da Adotanimal

[img_assist|nid=6841|title=Veterinários e agentes da Gerência de Controle de Zoonoses estarão no local informando sobre a posse responsável|desc=|link=node|align=middle|width=640|height=382]

No próximo domingo (28), das 10 às 15 horas, acontece mais uma edição da feira gratuita de adoção de animais, a . O evento será realizado no Parque Central, na Rua José Bonifácio, s/nº, Vila Assunção. No total, 65 animaizinhos entre cães e gatos adultos e filhotes esperam por um novo lar. Serão 14 cães e um gato adultos, além de 45 cães e cinco gatos filhotes. A Adotanimal é realizada sempre no último domingo de cada mês.

Os animais disponíveis para adoção diferem em raça, temperamento e idade. Veterinários e agentes da Gerência de Controle de Zoonoses estarão no local, informando, inclusive, sobre a posse responsável e os cuidados necessários para novos amigos adotados.

Como adotar

Para adotar um animal, o interessado deve ter mais de 18 anos, apresentar RG, CPF e um comprovante de endereço. Antes de levar o animal escolhido, um veterinário da dá orientações gerais sobre cuidados, alimentação, vacinas e dicas de educação. A adoção pode ser feita por intermédio das feiras do Adotanimal ou direto na GCZ.

Os animais deixam a feira ou o canil com o Registro Geral de Animal (RGA), castrados, vacinados, vermifugados, de banho tomado e com adereços. Os animais menores de cinco meses doados não são castrados, porém é obrigatória à castração quando atingirem a idade apropriada.

Posse responsável

A lançou o projeto Posse Responsável de Animais Domésticos, desenvolvido em parceria com a , e com a colaboração da ONG Projeto Focinhos Gelados.  A iniciativa tem como objetivo conscientizar as crianças para a importância dos cuidados com os bichos e o respeito ao meio ambiente.

O tema está à disposição das escolas particulares e públicas para a realização de aulas focadas, ou seja, visitas direcionadas para abordagem de um assunto específico.  O passeio, com duração de 1h40, é dividido em duas etapas. A primeira possibilita o contato com os animais e aborda temas como a importância da higiene, uso de guia, controle de pulgas, alimentação e, ainda, combate aos maus tratos e abandono.

Na segunda etapa, serão abordadas as doenças relacionadas aos animais domésticos, com destaque para a dengue, já que a falta de cuidado com os potes de água dos animais muitas vezes dá origem a um criadouro do mosquito. Nesta fase da visita, serão discutidos a febre maculosa, doença cujos carrapatos são transmissores, a raiva e a leptospirose, transmitida pela urina do rato.

[img_assist|nid=6842|title=No total, 65 animais entre cães e gatos adultos e filhotes esperam por um novo lar.|desc=|link=node|align=middle|width=640|height=439]

SERVIÇO:
Adotanimal - Feira de Adoção de Animais