25 AGO 2011
Prefeitura de Santo André apreende mais de meia tonelada de carne imprópria para consumo em estabelecimento no Parque Novo Oratório

A Prefeitura de Santo André, por meio do (DVS), da , inspecionou um açougue na região do Parque Novo Oratório e apreendeu mais de 500 quilos de carne imprópria para consumo, além de embutidos como linguiça, que continham substância química proibida. Os produtos estavam em más condições de armazenamento, acondicionamento, conservação e refrigeração, sem garantia de suas características originais.

A Vigilância Sanitária de Santo André, após inspecionar os produtos, constatou ainda que a linguiça de fabricação própria encontrada no comércio era feita com produtos irregulares. Foram apreendidas substâncias químicas proibidas, utilizadas nos produtos de origem animal, conforme estabelece portaria da Anvisa. As carnes comercializadas, também preparadas com o composto, foram apreendidas.

No total, foram retidos 469 quilos de carne bovina e suína sem procedência, além de 67 quilos de linguiça de fabricação própria contendo substância química proibida mais o estoque dos produtos usados na conservação das carnes e embutidos. Depois de inspecionados e apreendidos, as carnes foram inutilizadas.

Vistorias e multas
O DVS andreense faz um trabalho de excelência e o resultado que a população vê nas ruas se concretiza nos números da Secretaria de Saúde. No primeiro semestre deste ano, foram 920 vistorias a estabelecimentos, com 64 autuações aplicadas. Outros 18 comércios foram lacrados.

Na maior parte das vezes, os problemas mais comuns encontrados são a falta de licença sanitária, ausência de responsável técnico e de boas práticas, higiene, conservação e de instalações inadequadas para o armazenamento, estocagem e manuseio dos produtos.

Trabalho decisivo
As ações de Vigilância Sanitária na cidade de Santo André são voltadas para a fiscalização dos estabelecimentos que executam ações de baixa, média e alta complexidades, orientando a população para a manutenção da saúde pública, desde a compra de produtos e de serviços à prevenção de doenças.

Os trabalhos desenvolvidos pelas autoridades sanitárias também têm o objetivo de aperfeiçoar as condições sanitárias dos estabelecimentos, públicos e privados, diminuindo riscos a saúde. No DVS estão os setores que desenvolvem atividades de vigilância epidemiológica e sanitária, saúde ambiental, controle de vetores e demais pragas urbanas, controle da população animal e posse responsável, imunização e educação continuada em saúde pública.

SECOM PSA
Daniel Betega
Assessoria de imprensa
Prefeitura de Santo André