29 AGO 2011
SA-Trans reduz dívidas tributárias e gera economia superior a R$ 20 milhões

A Santo André Transportes (SA-Trans) anuncia que conseguiu reduzir o valor de dívidas tributárias, herdadas da administração anterior, de R$ 25 milhões para R$ 4,4 milhões, gerando assim uma economia superior a R$ 20 milhões. Quando a atual gestão assumiu o comando da empresa, o valor chegava a R$ 56 milhões de prejuízo acumulado, mas por questões de ajustes contábeis caiu quase pela metade.

As negociações envolveram débitos contraídos desde a criação da empresa em 1990 até o ano de 2009 e incluíram o pagamento de contribuições como PIS e Cofins, além de recolhimento do INSS.

Até o mês de junho deste ano, o valor das dívidas da empresa somado com os juros, chegava a R$ 25.177.994,98. Como a SA-Trans resolveu aderir ao Refis, o valor foi reduzido progressivamente até chegar a soma de R$ 4.415.465,84.

O pagamento deste débito será concluído em até 160 parcelas, que variam entre R$ 4.694,89 e R$ 19.720,10 ao mês.

De acordo com o diretor da SA-Trans, Paulo Lemos de Oliveira, o desconto na dívida é uma conquista da atual gestão, que não mediu esforços para juntar toda a documentação necessária a fim de aderir ao plano especial de parcelamento aberto pela Receita Federal, nos termos da Lei Federal 11.941/2009. “Nossos esforços foram compensados, já que conseguimos nos organizar e negociar melhores condições, o que onerou menos a estrutura financeira da empresa”, completou.

Para o superintendente da SA-Trans, Alberto Rodrigues Casalinho, se a atual gestão não tivesse aderido ao plano, teria que pagar mais de R$ 400 mil por mês, levando-se em conta a dívida consolidada de R$ 25 milhões dividida por 60 parcelas. Isto significa que o valor mensal compulsório comprometeria o balanço da autarquia.

Ainda de acordo com Casalinho, a medida esteve baseada no bom uso do dinheiro público. “O administrador sempre tem que ter responsabilidade com os recursos do município. Com a solução do problema da dívida, as contas da empresa estão em dia”, destacou.

A reestruturação da empresa é um processo que já colhe frutos, tanto que desde 2009, a frota de ônibus subiu para 402 veículos, sendo 91 com acessibilidade.

Além disso, a SA-Trans lançou recentemente um informativo com todas as linhas municipais, telefones importantes, mapa de cidade e pontos de táxi, entre outras informações.

SECOM – PSA
Humberto Domiciano
Data: 29/8/2011
Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre