31 AGO 2011
Banco Municipal de Alimentos promove novas oficinas em setembro

A equipe de nutrição do Banco Municipal de Alimentos (BMA) de Santo André promove mensalmente oficinas gratuitas de culinária. As aulas são destinadas a instituições cadastradas no banco, parceiros doadores e ao público em geral, e ocorrem mediante agendamentos prévios pelo telefone (11) 4996-9500, ramal 2029. Só em setembro, o projeto deve atender aproximadamente 120 pessoas. A programação atenderá em três locais diferentes.

Os cursos, de caráter educacional, fazem parte de um ciclo de atividades que a equipe de nutrição do BMA realiza desde 2001 para as entidades carentes cadastradas. Em 2010, a ação permanente atendeu mais de 1,5 mil pessoas.

“A ideia das oficinas é transmitir e ampliar a divulgação sobre a importância de manter hábitos alimentares saudáveis e, ao mesmo tempo, diversificados e ricos em nutrientes”, explica Patrícia da Rocha Veras, supervisora de segurança alimentar do BMA.

Entre os principais temas trabalhados durante as aulas estão o aproveitamento integral de alimentos, higiene e manipulação, oficinas de culinária com receitas econômicas, alimentação saudável, desperdício e elaboração de cardápios.

Nas oficinas, os participantes recebem cartilhas educativas sobre segurança alimentar e com receitas diferenciadas. As atividades têm duração média de duas horas.

[img_assist|nid=6881|title=Os participantes recebem cartilhas educativas sobre segurança alimentar e com receitas diferenciadas.|desc=|link=none|align=center|width=450|height=640]

“Durante as aulas, ensinamos alternativas para o uso de alimentos saudáveis de maneira integral, como, por exemplo, o aproveitamento das cascas dos alimentos para utilizar todas as suas vitaminas disponíveis, além de tornar o rendimento da receita maior e mais rica em nutrientes”, explica a nutricionista Michele Santos da Silva.

Confira a programação:
Dia 8, às 9h – Cooperativa de Consumo (Coop), Rua Gertrudes de Lima, 658, Centro
Dia 16, às 14h30 – Instituição Assistencial Dr. Klaide, Rua Apiaí, 840, Vila Curuçá
Dia 23, às 14h30 – Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Casa Amarela, Avenida Queirós dos Santos, 736, Centro.

Confira abaixo uma das receitas trabalhadas durante as oficinas de setembro:

ARROZ VERDINHO

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de arroz
1 colher (sopa) de cebola picada
1 dente de alho
4 colheres (sopa) de óleo
Sal a gosto

Refogado
1 colher (sopa) de margarina
¾ xícara (chá) de cebola picada
1 xícara (chá) de talos de agrião picado
1 xícara (chá) de talos de salsa picada
1 xícara (chá) de rama de cenoura picada

Preparo: Doure a cebola e o alho. Refogue rapidamente o arroz, acrescente a água e o sal. Deixe cozinhar até secar a água. Reserve. À parte, derreta a margarina, doure a cebola, acrescente os talos e a rama. Refogue e misture, em seguida, ao arroz cozido.
Rendimento: 6 porções
Valor Calórico da Porção: 389,62 kcal.
Fonte: Sesi (Serviço Social da Indústria)

Banco de Alimentos
O Banco Municipal de Alimentos de Santo André foi o primeiro implantado na América Latina. O equipamento social coleta, junto aos setores de alimentos, produtos próprios para o consumo, mas que não são comercializados. Os gêneros doados são selecionados e entregues gratuitamente a 112 entidades sociais cadastradas, beneficiando mais de 32 mil pessoas da cidade em situação de vulnerabilidade social.

Criado em 2000, o banco é administrado pela Secretaria de Gabinete, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e conta com as colaborações da Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (Craisa) e da Secretaria de Inclusão Social. Ele está localizado dentro da Craisa (Avenida dos Estados, 2.195, bairro Santa Terezinha). Mais informações para doações pelo telefone (11) 4996-9500, ramais 2029 e 2030.

SERVIÇO:
Oficinas de Culinária do Banco de Alimentos
Informações para participar: (11) 4996-9500 – ramais 2029 e 2030

SECOM PSA
Elieuda Queiroz - Mtb 56913/SP
31/08/2011

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre

Fonte: Prefeitura de Santo André