31 AGO 2011
Santo André comemora dia do profissional nutricionista com o I Seminário de Alimentação e Nutrição

Em comemoração ao dia do profissional nutricionista, a Prefeitura de Santo André, por meio da , realizou nesta quarta-feira, o I Seminário de Alimentação e Nutrição, no Salão Burle Marx, no prédio do Executivo. O tema abordado foi Obesidade: A Epidemia Global do Século XIX, e reuniu dezenas de profissionais da área de alimentação e nutrição para avaliar as ações e trajetórias dos profissionais da cidade.

O prefeito de Santo André, Dr. Aidan Ravin, que compôs a mesa para o evento, ressaltou a importância e a relação direta da profissão com a saúde pública para mais de duzentos profissionais presentes. “Promover a integração de nutricionistas converge diretamente em ações e projetos da própria Secretaria da Saúde e, consequentemente, para a população. Uma dieta equilibrada diminui riscos e danos a saúde e reverte de forma positiva na diminuição de doenças”, frisou.

A proposta de desenvolvimento de apoio multidisciplinar na área da nutrição e nos cuidados de saúde primários tiveram abordagem abrangente no seminário. A utilização dos serviços existentes e a criação de novos para a democratização do atendimento nutricional à população foram enfoques do debate. Profissionais debateram em palestras com temas como A Obesidade infantil e a Prevenção de Doenças Crônicas no Adulto; Obesidade: uma doença carencial, e Atuação do Nutricionista na Atenção Primária da Saúde, entre outros.

Estrutura de ponta
Na estrutura da atual administração, há profissionais de nutrição em várias secretarias, equipamentos e serviços, como o Programa de Internação Domiciliar (PID), cuja equipe de quatro nutricionistas atende em média 480 pacientes por mês. As profissionais realizam o diagnóstico e acompanhamento nutricional de cada paciente, prescrevendo dietas e suplementos nutricionais, acompanhando os pacientes em risco nutricional, elaborando cardápios e fornecendo orientações adequadas às  patologias e necessidades de cada paciente, de acordo com as condições socioeconômicas da família.

[img_assist|nid=6884|title=Prefeito de Santo André compôs a mesa e ressaltou para mais de 200 profissionais a importância da profissão.|desc=|link=none|align=center|width=640|height=427]

A Estratégia de Saúde da Família é outro setor que conta com o serviço de nutricionistas. Os profissionais buscam estabelecer vínculos de confiança e respeito com a população. Palestras nas  Unidades Básicas de Saúde também são realizadas.

A possui 19 nutricionistas, das quais, oito atuam em serviços do fornecimento da merenda escolar, oito na produção das refeições para funcionários públicos, e três no Banco Municipal de Alimentos. Na área de refeições, são produzidas por mês 8.600 dietas, 2.700 refeições para acompanhantes e voluntários e 10.300 refeições para servidores. Na rede da saúde, os números atingem 8.400 desjejuns, 14.100 refeições e 5.200 ceias. A Craisa também é responsável pela alimentação escolar e abastece 181 espaços educacionais. Nutricionistas da autarquia atuam ainda no Banco Municipal de Alimentos, com a função de captar, triar e distribuir gêneros alimentícios para 112 instituições cadastradas, ajudando mais de 32 mil pessoas carentes da cidade.

O conta com uma profissional que desenvolve atividades voltadas à alimentação saudável e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. O Ambulatório de Distúrbios Nutricionais atende por volta de 300 crianças e adolescentes por mês. Neste ambulatório também são fornecidas fórmula infantil, dieta enteral e suplemento alimentar para pacientes de alto risco definidos por critério clínico.

No Centro Hospitalar Municipal, a Unidade de Alimentação e Nutrição  garante a assistência nutricional direcionada às necessidades do paciente, visando a qualidade e o atendimento personalizado. A alimentação balanceada é fornecida aos pacientes internados no Centro Hospitalar, nos prontos atendimentos (Vila Luzita, Bangu e Central), nos Núcleos de Atenção Psicossociais (Naps I, II, AD e Caps infantil), residências terapêuticas (mista I mista II e masculina), acompanhantes e também servidores da unidade hospitalar. Seis refeições são servidas diariamente para os pacientes dessas unidades - café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Além disso, o serviço possui lactário composto por 14 profissionais responsáveis pela produção média de 250 mamadeiras e fórmulas infantis por dia para as crianças internadas no Centro Hospitalar e nos prontos atendimentos.

SECOM PSA

Daniel Betega / José Henrique Mioto
Assessoria de imprensa
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
31/08/2011

Fonte: Prefeitura de Santo André