15 SET 2011
Semasa inaugura Campo de Treinamento de Segurança do Trabalho

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inaugurou nesta quinta-feira (14) o 1º Campo de Treinamento de Segurança do Trabalho do município, com Simulador de Espaço Confinado. O equipamento tem como objetivo orientar os servidores sobre como lidar com situações reais de alto risco, baseado nas orientações da Norma Regulamentadora 33 (NR-33).

O simulador foi projetado para apresentar as configurações geométricas similares aos locais onde os servidores realizam atividades, porém isento de agentes atmosféricos perigosos.

Durante a entrega da nova estrutura, a equipe do Departamento de Manutenção e Operação (DMO), Defesa Civil e servidores do setor de Higiene e Segurança do Trabalho da autarquia realizaram uma simulação de um acidente.

O superintendente do Semasa, Dr. Angelo Pavin, destacou a necessidade do treinamento para evitar riscos durante a execução de reparos na cidade. “Esse projeto é uma forma de mostrar que trabalhamos e nos preocupamos com o bem-estar dos nossos servidores. Visamos sempre o melhor para cada um”, disse.

De acordo com Pavin, o fato de ter uma estrutura própria de segurança facilita ainda mais o desenvolvimento dos trabalhos e também é uma forma de diminuir gastos. “Anteriormente, precisávamos levar os funcionários para treinar em Guarulhos. Agora com o nosso simulador fica mais fácil e barato. Além de poder ajudar outras empresas e instituições públicas que necessitarem”, explicou.

Santo André na frente
Segundo o prefeito da cidade, Dr. Aidan Ravin, o novo investimento coloca Santo André na frente de outras cidades em relação à segurança de trabalho, mantendo a eficácia dos serviços prestados à população. “Essa obra é muito importante, pois possibilita ao município subir alguns degraus”, falou.

Ravin salientou ainda que a inclusão de mais este avanço reforça ainda mais a referência que o Semasa representa, não só para o Estado de São Paulo, mas para o País. “Fazemos pesquisas frequentes com nossos munícipes e temos a resposta que o serviço prestado pela autarquia é qualificado. Os servidores estão de parabéns”, comemora.

Qualidade
O foco do Semasa na segurança do servidor público vem ganhando destaque nas avaliações de qualidade. A autarquia recebeu no mês passado a indicação para manutenção da certificação do NBR ISO 9001, versão 2008, comprovando a qualidade dos serviços fornecidos pela autarquia, uma das poucas empresas de saneamento ambiental do País que possuem este certificado.

A ABNT NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 (International Organization for Standardization), que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização. O objetivo da certificação é garantir a conformidade de todas as linhas de processo de uma organização.

O Semasa já passou por 22 auditorias externas desde 1996. A certificação atende ao escopo dos serviços de gestão ambiental prestados pela autarquia, que incluem sistemas de abastecimento de água, coleta de esgoto e drenagem urbana, licenciamento, fiscalização e educação ambiental além de fiscalização, tratamento e disposição de resíduos sólidos, projeto/desenvolvimento de obras, cadastros de redes e Defesa Civil.

Coordenadoria de Comunicação Social

Assessoria de Imprensa do Semasa