16 SET 2011
Alimentação escolar de Santo André tem novos gêneros da agricultura familiar

Mais de 115 mil estudantes das redes estadual e municipal de ensino de Santo André e entidades conveniadas já recebem no cardápio da alimentação escolar novos gêneros provenientes da agricultura familiar. Atualmente já são mais de 41 mil quilos de alimentos por mês inseridos na merenda provenientes diretamente do agricultor.

Alimentos, como alface, escarola, cebolinha, salsa, espinafre, couve manteiga, brócolis, couve-flor, almeirão, abacaxi, maracujá, melancia, pêssego, caqui, abacate, feijão e banana, vindos diretamente da agricultura familiar das cidades paulistas de Juquiá e Itapeva. Os itens banana e feijão já são recebidos do agricultor desde novembro de 2010.

Para preparar todas as refeições diárias da alimentação escolar são utilizadas aproximadamente 200 toneladas por mês de gêneros perecíveis como carnes, hortifrutigranjeiros e alimentos estocáveis como arroz, feijão e macarrão, entre outros.

[img_assist|nid=7003|title=Atualmente são mais de 41 mil quilos de alimentos por mês provenientes do agricultor.|desc=|link=none|align=center|width=456|height=640]

De acordo com Alessandra Martins de Souza, supervisora de Alimentação Escolar, “a escolha dos novos gêneros foi pensada com base na utilização de alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes para manter a saúde dos alunos em equilíbrio e incentivá-los a manter hábitos alimentares saudáveis”.

Lei
Com essa ação, o município está atendendo a Lei 11.947/2009 e a resolução de número 38/2009, que determina a utilização de no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural para a alimentação escolar.

A lei prioriza a utilização de alimentos da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e, consequentemente, o fornecimento de uma alimentação saudável e balanceada com frutas, legumes e verduras, além da possibilidade de acesso a uma variedade de alimentos. Todos os alimentos são adquiridos por chamamento público, com dispensa de licitação. Cada contrato é válido por no máximo um ano.

Segundo o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), cerca de 47 milhões de alunos da rede pública de ensino de todo o Brasil terão a oportunidade de consumir produtos oriundos da agricultura familiar.

A Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (Craisa) administra o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) na cidade, com a produção e distribuição de refeições para mais de 115 mil alunos, entre escolas municipais e estaduais, creches e entidades filantrópicas, totalizando 181 espaços educacionais beneficiados.

SERVIÇO:
Programa Nacional de Alimentação Escolar de Santo André tem novos alimentos da agricultura familiar
Mais informações: www.mda.gov.br/alimentacaoescolar

SECOM PSA

Elieuda Queiroz - Mtb 56913/SP
16/09/2011

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre

Fonte: Prefeitura de Santo André
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024