16 SET 2011
Receita total atinge R$ 932 milhões e assinala crescimento real de 4,7% em relação ao ano passado

A receita total da Prefeitura de Santo André atingiu R$ 932 milhões no acumulado de janeiro a agosto deste ano. O valor é 4,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, em valores corrigidos pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento é do Departamento de Indicadores Sociais e Econômicos (DISE) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho com base em dados da Secretaria de Finanças.

Nos oito primeiros meses deste ano, a receita de ICMS somou R$ 204 milhões, a de ISSQN assinalou R$ 151 milhões e a de IPTU chegou a R$ 146 milhões. Juntos, estes três tributos representaram 54% da arrecadação no período.

Agosto
O bom resultado no acumulado do ano teve a contribuição do mês de agosto, no qual o crescimento em relação a julho deste ano foi de 6,1%. Tributos produtivos como o ICMS e o ISSQN foram os principais responsáveis: o imposto estadual incidente sobre a indústria e o comércio aumentou 17,8% ao passo que o tributo municipal sobre as atividades do terciário subiu 16,3%. A receita total da Prefeitura de Santo André chegou a R$ 96 milhões em agosto, dos quais R$ 29 milhões relativos ao ICMS e R$ 19 milhões relacionados ao ISSQN. A soma destes dois tributos representou, portanto, 50% da receita total do mês.

No acumulado do ano, verifica-se incremento de 6,6% da receita total em relação ao mesmo período de 2008, antes da crise financeira global. Isto significa crescimento real em relação a uma base de comparação não deprimida, uma vez que o gatilho da crise internacional com a quebra do banco norte-americano Lehman Brothers ocorreu em setembro daquele ano, provocando estilhaços no quarto trimestre e por todo o ano de 2009.

SECOM PSA

André Lima MTB 32.431/64
16/09/2011

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre