Iniciativa de guardas municipais, com apoio da Corporação, vai distribuir doces e guloseimas a mais de seis mil crianças em dezembro
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 05 de dezembro de 2014 – Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) arrecadam dinheiro com colaboradores, internos e externos da corporação, durante o ano todo para alegrar um pouco mais o Natal das crianças de creches, orfanatos e de outras instituições da cidade. O dinheiro é revertido na compra de doces e guloseimas, que são distribuídos pelo guarda aposentado Roberto Lisboa Raab que, vestido de Papai Noel, chega nos locais em cima de uma moto. Hoje foi a vez da turminha da creche Brasil Marques do Amaral receber a visita do “bom velhinho”.
Ao entrar na escola com a moto, ele é recebido com gritos e palmas dos pequenos e a festa começa. Raab lembra que muitos vivem em lares com graves problemas familiares e sociais. “A nossa presença traz um instante de imensa felicidade na vida dessas crianças. Faço isso por amor e não há dinheiro que pague a satisfação ao receber um sorriso e um abraço de cada um deles”, afirmou o Papai Noel emocionado.
Há 28 anos, ele distribui guloseimas e pipocas para a garotada. Tudo começou em uma festa de confraternização da GCM, quando se fantasiou pela primeira vez de Papai Noel. “Foi uma sensação maravilhosa e soube naquele dia que isso passaria a fazer parte da minha vida”. Com o passar dos anos foi crescendo o número de instituições que solicitavam a presença do Papai Noel motoqueiro.
E nessas ocasiões, não é só ele que recebe atenção. Os guardas que participam da atividade também são recebidos com o mesmo calor. “Neste ano montamos mais de seis mil saquinhos com balas e doces para distribuir. O que vale mesmo é tirar um sorriso das crianças”, comentou a colega de farda de Raab, Vilma da Silva Tavares, responsável pela arrecadação e agendamento das visitas do Papai Noel.
Na creche Brasil Marques, a situação não foi diferente. Os pequenos, ansiosos, ao ouvirem o tilintar de um sino, seguido por uma sirene, saudaram com muita festa a entrada e a breve estadia do Papai Noel motociclista.
Sobre a Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária
A Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária tem como objetivo coordenar as políticas públicas municipais de segurança, buscando a prevenção primária da criminalidade e violência urbana, e ainda, reduzir o índice de criminalidade e mediação de conflitos, proteger os bens, serviços e instalações municipais.
A pasta tem como órgãos subordinados o Departamento da Guarda Municipal, que conta com efetivo de 746, sendo 633 guardas e 113 seguranças patrimoniais, além de 87 viaturas; o Departamento de Planejamento e Operações de Segurança, o Departamento de Articulação de Políticas de Segurança, a Assessoria Especial de Articulação de Políticas de Prevenção à Violência Urbana, a Corregedoria da Guarda Municipal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e a Supervisão da Junta do Serviço Militar.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Célia Sandreschi dos Santos – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 4433-0154