08 DEZ 2014
Santo André sedia Sul-Americano de Badminton até domingo (14)
Quadras montadas no ginásio Pedro Dell`Antonia: esporte entrou nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992 Divulgação/PSA

Competição internacional reúne sete países e 230 atletas; partidas ocorrem no ginásio principal do Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia

Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter

Santo André, 8 de dezembro de 2014 – A partir desta segunda-feira (8) até domingo (14), o ginásio principal do Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia, equipamento da Prefeitura de Santo André, dá um tempo para os treinos e jogos das equipes do basquete feminino e do vôlei masculino. O local cede sua quadra para o esporte de raquete mais rápido do mundo, que poderá ser conferido durante o 5º Sul-Americano Juvenil e Adulto de Badminton. No total, são sete países participantes e 230 atletas – 145 brasileiros, dos quais, cinco representantes do São Bernardo Badminton Clube.

Além do Brasil, Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela participam da competição internacional em solo andreense, que é preparatória para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. No entanto, o país verde e amarelo se destaca entre os demais da América do Sul. Com um hiato de dez anos e a retomada do torneio em 2010, os brasileiros sagraram-se campeões por equipes, além de conquistarem maior número de medalhas nas partidas individuais, segundo Manoel Gori, presidente da Federação Paulista de Badminton e um dos organizadores do Sul-Americano.

As competições individuais e por equipes estão divididas em duas categorias: jovem (sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19) e adulto. A cerimônia oficial de abertura ocorrerá nesta segunda-feira, às 18h, com presença da secretária de Esporte e Lazer de Santo André, Marta Sobral, ex-jogadora da Seleção Brasileira de Basquetebol. Porém, desde as 9h de hoje, algumas partidas já estão sendo realizadas nas quadras especialmente montadas no último domingo (7). Aliás, data em que as equipes de fora começaram a chegar para os acertos finais, desde testagem das petecas e treinos livres até aclimatação e temperatura.

VELOCIDADE – Originário da Índia em 1870, o badminton é um esporte praticado com raquete e uma peteca de pena ou náilon (pesa cerca de 5,50 gramas). Para competir na modalidade, exige-se do atleta explosão, ótimo reflexo e coordenação motora. A peteca, no total de três games, alcança uma velocidade de quase 300 km/hora. Ou seja, é mais rápida que o saque de tênis. Em cerca de 20 segundos, chega-se a bater na peteca entre 20 e 50 vezes.

Em Santo André, a Secretaria de Esporte e Lazer não oferece essa modalidade nos cursos esportivos nem no competitivo. Neste caso, a cidade apenas cedeu o ginásio à CBBd (Confederação Brasileira de Badminton), responsável pela competição internacional. O presidente da Federação Paulista, no entanto, adiantou que existe uma conversa com a Prefeitura para introduzir o esporte para prática no município. “Todos os anos realizamos um torneio em Santo André. Desta vez, tivemos a chance de trazer também o Sul-Americano”, apontou Gori. Em abril, o mesmo espaço público municipal foi palco para o Campeonato Estadual.

Hoje, são cerca de 20 mil praticantes do esporte no País. Do Grande ABC, o São Bernardo Badminton Clube, associação privada, se destaca na modalidade e terá cinco atletas participantes: Bruno Moura (de Santo André e que começou no Educandário Santo Antonio), Lucca Trovarelli, Gabriel Morales, Manoela Gori e Vinicius Gori. Entre eles, muitos com títulos já conquistados, como Bruno e Vinicius – atuais campeões pan-americanos juvenis por equipe; Manoela (medalha de bronze no Pan-Americano 2014) e Gabriel (terceiro lugar no Sul-Americano do ano passado). Apenas Lucca estreia na competição internacional.

Sobre a Secretaria de Esporte e Lazer

Instituída em janeiro deste ano (2014), a Secretaria de Esporte e Lazer tem o objetivo de potencializar o acesso e a democratização do desporto e lazer para a melhoria da qualidade de vida da população de Santo André.

Dessa forma, a Pasta mantém calendário permanente das atividades de lazer e recreação nos parques, centros comunitários e comunidades da cidade, como campeonatos de skate e basquete 3x3 (disputado por trios de jogadores em apenas uma das metades da quadra). Também coordena as escolas de esportes nos 11 Cesas (Centros Educacionais de Santo André), que reúnem em torno de quatro mil alunos nas práticas esportivas.

A secretaria apóia ainda 32 modalidades competitivas no esporte de rendimento, além de realizar vários torneios tradicionais, como Jogos Escolares e Jogos da Terceira Idade, ou provas de corrida de rua e passeio ciclístico. Atualmente possui quatro ginásios esportivos, o Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia e o Estádio Municipal Bruno Daniel.

A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico do país, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2013 é de R$ 2,4 bilhões.

Mais informações para a imprensa

Última modificação emQuinta, 11 Dezembro 2014 11:04