Última atividade do ano aconteceu nesta sexta-feira (19); iniciativa é fruto de parceria entre o Banco de Alimentos e a Coop
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 19 de dezembro de 2015 - Hoje, a loja da Coop – Cooperativa de consumo, no Capuava, abrigou a última edição deste ano do projeto Oficinas Culinárias, fruto de uma parceria entre o Banco Municipal de Alimentos e a Coop. Somente este ano foram realizadas 56 oficinas que contaram com 1.572 participantes. No encontro de hoje, cujo tema foi, seu Natal mais funcional, uma turma composta por 18 mulheres, aprendeu, por exemplo, a fazer uma surpresa de melancia, bolo confeitado que tem como base a melancia, um arroz crocante, e um suchá, um suco com chá verde que traz benefícios ao organismo. “Nosso objetivo é informar ao público a importância do aproveitamento integral dos alimentos por meio de aulas práticas e degustativas”, destacou Rita de Cássia Silva, supervisora do Banco de Alimentos de Santo André.
Mas as novas idéias para fazer pratos saborosos, como uma cocada com rabanete ou bombocado de macaxeira com aveia, o uso de ingredientes mais saudáveis, e o preço acessível dos itens também são atrativo para os alunos. “Além disso, procuramos passar informações sobre a importância de uma alimentação balanceada para a saúde e uma melhor qualidade de vida”, acrescentou a estagiária em Nutrição do Banco de Alimentos, Camila Marin.
Para a dona de casa Sônia Rodrigues de Almeida, além de tudo isso, as oficinas são uma terapia, uma forma de conhecer pessoas, fazer amigos e aprender coisas novas. “As receitas que aprendemos são sempre muito gostosas e diferentes. Muitas vezes já saio da aula e vou comprar os ingredientes para fazer os pratos”, contou. Elizabete Rodrigues de Almeida, de 55 anos, uma das alunas da oficina, adora cozinhar, reunir a família em torno da mesa, e por isso encontrou na oficina informações valiosas sobre alimentação de qualidade, manuseio e conservação adequada dos alimentos. “Aprendemos muitas coisas importantes para melhor a forma como cozinhamos no nosso dia-dia”, destacou.
As oficinas do Banco de alimentos tiveram início em 2013, embora a Coop já promova ciclos de palestras há 15 anos.”A parceria do Banco de Alimentos no Ciclo de Palestras da Coop vai ao encontro dos objetivos do programa desenvolvido pela cooperativa, pois contribui para que os participantes conheçam a melhor forma de aproveitamento dos alimentos. São cursos educativos que também trazem informações a respeito do consumo saudável dos alimentos, com enfoque muito importante na questão do combate ao desperdício” , comentou a responsável pela área de Responsabilidade Social da Coop, Luciana Benteo.
Sobre Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida em um dos principais polos econômicos brasileiros, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Segundo estimativas do IBGE para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2011, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Sobre a Secretaria de Inclusão Social
Responsável por gerenciar políticas públicas para pessoas em situação de vulnerabilidade, a Secretaria de Inclusão Social amplia oportunidades aos moradores que enfrentam qualquer tipo de desigualdade. O objetivo central é desenvolver programas para atender pessoas em situação de risco e oferecer apoio psicológico, socioassistencial e socioeducativo à população de todas as idades.
Parcerias com os conselhos municipais e ONGs (Organizações Não Governamentais) permitem o desenvolvimento de programas de proteção básica às famílias, transferência de renda, atenção à mulher, ao idoso e aos moradores com deficiências. Entre os serviços de referência oferecidos pelo município estão os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência para Pessoa com Deficiência, Centro de Referência da Pessoa Idosa, Centro de Atenção a População em situação de Rua - Casa Amarela, que presta serviços de apoio aos moradores em situação de rua, e Centros Comunitário Sacadura Cabral e Tamarutaca.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 4433-0133