Aulas serão realizadas em 23 Emeiefs e nos cinco Centros Públicos de Formação Profissional instalados pela cidade
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 7 de janeiro de 2015 – A Prefeitura de Santo André abriu, por meio da Secretaria de Educação, o processo de inscrição para a EJA (Educação de Jovens e Adultos de Santo André). As matrículas já podem ser feitas; para os alunos da EJA II o processo vai até o último dia útil de fevereiro, enquanto que para a EJA I, a data limite é o último dia útil de setembro. Em 2015, as aulas serão ministradas em 23 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e nos cinco Centros Públicos de Formação Profissional. Para poder ter acesso a uma das vagas disponíveis, basta que o interessado tenha mais de 15 anos e more em Santo André.
Dividido em dois ciclos, enquanto a EJA I é voltada para quem quer retomar os estudos desde o início do processo de alfabetização - do 1º ao 5º ano do ensino fundamental -, a EJA II corresponde a fase escolar, que vai do 6º ao 9º ano. Cada ciclo dura em média dois anos, porém, este tempo pode ser maior ou menor dependendo do ritmo de aprendizado de cada aluno.
Em 2015, a novidade é que, além dos cinco Centros Públicos de formação Profissional oferecerem a EJA-FIC (Ampliação de escolaridade integrada à qualificação profissional), as Emeiefs Cândido Portinari, Cora Coralina e João de Barros Pinto também vão oferecer o serviço, disponibilizando assim, uma ampliação da qualificação profissional aos alunos.
“Como o nosso slogan é ‘Voltar a estudar é agora’, acredito que a EJA seja a porta de entrada para que estas pessoas tenham o direito à Educação garantido e vislumbrem uma nova perspectiva de mundo, despertando assim, quem sabe, vôos mais altos, como a inserção na universidade, por exemplo”, ressaltou a diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Maria Auxiliadora Elias. As aulas serão realizadas nos períodos vespertino e noturno nas Emeiefs, enquanto que nos Centros Públicos o ensino será ministrado de manhã e à noite. No ano passado, 6.295 pessoas frequentaram as aulas da EJA na cidade.
Para se inscrever basta que o interessado compareça em uma das Emeiefs ou aos Centros Públicos de Formação Profissional munidos de RG. As aulas começam dia 4 de fevereiro. Também é possível se inscrever por meio do link A lista das unidades também está disponível nesta mesma página.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 4468-4296 ou 4468-4297.
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade. A rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 10 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, a previsão de atendimento inicial em 2014 é de 6 mil crianças de três meses a 3 anos de idade e 1,5 mil, com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs, serão atendidas neste ano aproximadamente 19 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Thiago Krauss – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.