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Notícias
JAN
15
15 JAN 2015
Serviço de atendimento ao público da Prefeitura registra mais de 318 mil chamados em 2014
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Funcionários da Praça de Atendimento esclarecem dúvidas dos munícipes Anderson Pedro/PSA

Segundo pesquisa da Secretaria da Administração e Modernização, 98% dos usuários consideram atendimento satisfatório, com qualidade e rapidez

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 Santo André, 15 de janeiro de 2015 - A Praça de Atendimento do Paço; os Postos SIM Parque das Nações, Santa Terezinha e  Vila Palmares;  os Postos de Atendimento de Paranapiacaba e Parque Andreense; o Fonefácil (0800),  o Portal de Serviços do site  e o chat da Prefeitura registraram,  juntos,  318.533 pedidos de serviço de informação da população  em 2014.

A maioria das pessoas que procuram  o atendimento ao público  da Prefeitura de Santo André classifica o serviço como muito bom. Pesquisa realizada pela Secretaria de Administração e Modernização em novembro demonstra que 98% dos  usuários da Praça de Atendimento,  Postos Sim  e internet apresentam alto índice de satisfação com a qualidade e rapidez  no atendimento.

Treinamento é um diferencial - Os 64 servidores responsáveis pelo atendimento ao público e  os sete gestores passam por constante treinamento técnico e  fazem cursos de relacionamento intra e interpessoal,  gestão de conflitos, motivação e combate ao stress,  organizados pela Escola de Formação e Administração Pública  (EFAP). Criada em 1998, a EFAP é responsável pelo treinamento técnico e psicológico  dos funcionários de toda Prefeitura, principalmente daqueles que fazem atendimento ao público. “Muitas vezes, o munícipe  vem ao Paço e fica satisfeito ao ter seu problema resolvido ou rapidamente encaminhado pela Praça ou qualquer outro canal de atendimento público para  a área  responsável tomar as providências necessárias”, lembrou Angela  Maria Bardelli Michele, diretora do Departamento  de Modernização Administrativa da Prefeitura.  Diversos pedidos podem ser feitos em  uma só visita, um telefonema ou um click. O solicitante também pode ser  informado por email ou telefonema quando  seu pedido é respondido pela área responsável pela execução do serviço ou informação e pode monitorar o andamento do processo através do número de protocolo, via internet (portal de serviços).

Para a diretora Angela, a qualidade do serviço responde positivamente à expectativa das pessoas em relação ao atendimento; antes, o serviço público  em geral era mal-visto pelo cidadão. “A cada seis meses realizamos pesquisas com os usuários e percebemos um alto índice de aprovação quanto à qualidade”, afirmou.

Dos 318.533 protocolos registrados no ano passado, as Secretarias que receberam os maiores números de pedidos e informações  foram Saúde, Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Finanças, que reúnem serviços essenciais como agendamento de consultas e exames, pavimentação de  vias, iluminação pública e remoção de veículos abandonados em vias públicas; fiscalização de obras particulares e questões relativas a impostos municipais.

Em novembro de 2014,  a Praça de Atendimento de Santo André recebeu a  certificação ISO 9001/08, da Fundação Carlos Alberto Vanzolini,  que visa padronizar processos, documentos e informações, a fim de prestar um serviço de qualidade, agilidade e garantir a satisfação do cidadão.  O reconhecimento é resultado da constante revisão e controle dos processos de trabalho, documentos e informações além do treinamento técnico e comportamental constante dos funcionários, a  fim de prestar um serviço de qualidade ágil e que garanta a satisfação do munícipe.  Segundo Angela, o nível supera o exigido pelas normas da certificação ISO 9001/08. O certificado concedido passa por auditorias a cada dois anos para sua manutenção.


Fotos: Anderson Pedro/PSA

 
Sobre a Secretaria de Administração e Modernização

A Secretaria de Administração e Modernização é responsável pelos processos de compras de serviços e materiais, pelo controle de recursos humanos dos cerca de 10 mil funcionários, entre comissionados, concursados e GTIS – Grupo de Trabalho de Interesse Social. Também está a cargo da Pasta o controle do patrimônio público municipal, todo o sistema de informática e comunicação de dados da Prefeitura, bem como do funcionamento da Praça de Atendimento e dos quatro Postos SIM (Serviço Integrado Municipal) localizados no Parque Andreense, Vila Palmares, Santa Terezinha e Paranapiacaba, canais de solicitação de serviços da população.


A respeito de Santo André
 
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
 
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.


 

Maiores informações:
Val Karaliunas – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Última modificação emSegunda, 08 Maio 2017 16:08
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