30 JAN 2015
Santo André desativa o núcleo Gamboa

Área foi ocupada por quase mil famílias; maioria foi transferida para conjuntos habitacionais

Santo André, 30 de janeiro de 2015 - A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), cumpriu mais uma meta de governo. Hoje, a área onde estava instalada a favela Gamboa, com cerca de 35 mil m2 no bairro Paraíso, foi totalmente desocupada.

Das quase mil famílias que ocupavam o local, a maioria já reside em moradias dignas em conjuntos residenciais. Apenas 130 estão ainda em aluguel social, aguardando a finalização das obras de seus futuros imóveis.

“A desocupação da Gamboa era uma reivindicação antiga da população e preocupação do governo, pois as famílias moravam abaixo de uma linha de transmissão da Eletropaulo. A Prefeitura tinha ainda um TAC (Termo de Ajuste de Compromisso) a cumprir, firmado como o Ministério Público”, avaliou o secretário da SDUH, Paulo Piagentini. “Em apenas dois anos, conseguimos fazer todas as remoções”, acrescentou.

Para o prefeito Carlos Grana, o fim da Gamboa significa um dia histórico para Santo André. “O sentimento é de missão cumprida! Num espaço de tempo tão curto, conseguimos dar condições dignas de moradia a tantas família”. O prefeito lembrou ainda que este é o segundo núcleo com remoção de um número grande de famílias para conjuntos residenciais. “Do Pedro Americo/Homero Thon foram 400 e o local passa ainda por reurbanização”, completou o prefeito.

José Marcos Valentin foi um desses moradores que, em 2008, recebeu um apartamento no Jardim Alzira Franco. “Saí daqui com muita alegria para morar em lugar com água, luz e asfalto”, relembra emocionado, após visitar hoje o antigo endereço.

Em 2008 teve início a remoção de famílias do local, mas o processo foi interrompido e novas invasões aconteceram. A partir de 2013, os contratos para a construção de novas unidades habitacionais foram reavaliados, providenciadas a documentação necessária dos moradores e, superado problema de locação por aluguel social, o núcleo pode finalmente começar a ser desativado neste mesmo ano.

Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santo André trabalha em conjunto com o governo federal no programa Minha Casa, Minha Vida, e PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A parceria resultou em projetos de moradias de interesse social.

A Pasta atua também no processo de urbanização de núcleos habitacionais. Novos projetos voltados às melhorias nos serviços de infraestrutura em bairros carentes foram apresentados ao governo federal no fim de 2013. Nos próximos anos, as obras beneficiarão mais de 4.500 famílias.

A secretaria também é responsável pela legislação urbanística, analisando empreendimentos de impacto na cidade, e propondo ações de melhorias urbanas. A área cuida ainda da aprovação e fiscalização de construções, além da fiscalização de atividades econômicas com a emissão do alvará de funcionamento e de obras.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre

Fotos:
Diego Alves/PSA

Mais informações para a imprensa:

Última modificação emSegunda, 08 Maio 2017 16:17