Primeira noite de desfile das escolas de samba do Grupo B reuniu cerca de 6.500 foliões; neste domingo (15) será a vez das representantes do Grupo Especial
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 15 de fevereiro de 2015 – Com direito a selfies e reprodução das fotos no telão da Avenida Firestone, no Bairro Casa Branca, Santo André abriu seu Carnaval 2015 no último sábado (14) de olho na tecnologia. Na passarela do samba, o entusiasmo das seis escolas do Grupo B. Neste domingo (15), a partir das 19h, a alegria retorna com a apresentação das sete representantes do Grupo Especial.
O folião fez sua parte e compareceu para prestigiar a primeira noite de desfile. Segundo a Polícia Militar, cerca de 6.500 pessoas tomaram as arquibancadas especialmente montadas pela Prefeitura de Santo André. A maioria tinha o samba enredo de sua agremiação preferida na ponta da língua. Outros apenas iam no embalo do que viam na avenida.
A escola de samba Asa Branca abriu a noite, por volta das 21h, com bonita homenagem ao povo e a cultura nordestina. Passando pela escadaria da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, na Bahia, simbolizada em um carro alegórico, até fechar, evidentemente, com o rei do baião e autor da música que batiza a nome da agremiação, o mestre Luiz Gonzaga. O detalhe ficou por conta da chuva de papel laminado picado pela passarela do samba.
E a festa prosseguiu animada com as apresentações na sequência das seguintes escolas de samba: Acadêmicos do Centreville, Beleza Pura, Leões do Vale, Império do Parque Novo Oratório e Mocidade Fantástica de Vila Alice – a última encerrou o desfile, ao entrar na avenida em torno das três horas da madrugada. Ali, cantou e dançou a história de Cabral (Pedro Álvares), o descobridor do Brasil e o navegador dos verdes mares.
Entre elas, destaque para a apresentação colorida dos componentes da Leões do Vale, que fez da Avenida Firestone uma grande brincadeira de criança. A comissão de frente, com divertidos palhaços e bonecas de pano, carregou um pouco da lembrança da infância, como o jogo da amarelinha, cordas e bolas plásticas, que eram devidamente retirados de um baú de brinquedos e apresentados de forma lúdica ao público. Não faltaram ainda as caixas de presentes gigantes, os sorvetes, as balas e os pirulitos de várias cores.
Ao lado da primeira-dama e secretária de Inclusão Social e Assistência Social de Santo André, Fátima Grana, o prefeito Carlos Grana prestigiou quase todas as escolas à beira da avenida. Para cada uma, um carinho especial. O chefe do Executivo classificou a noite como de “muita alegria e paz”, sem nenhum incidente. “Meu prazer é imenso, cumprimento a todos aqui e a corte do Carnaval. Santo André merece uma festa assim”, afirmou Carlos Grana, entusiasmado.
O Carnaval na Avenida Firestone é organizado pela UESA (União das Escolas de Samba de Santo André), com o apoio da Administração municipal.
Desfile do Grupo A
Data – neste domingo (15), às 19h.
Local – Avenida Firestone.
Atração – Apresentações das escolas de samba do Grupo A.
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Elaine Granconato – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.