Atividade foi promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cultura de Paz; participaram cerca de 80 idosos
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 25 de fevereiro de 2015 – A Secretaria de Direitos Humanos e Cultura de Paz, por meio do Departamento de Humanidades e da Assessoria da Pessoa Idosa, e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa promoveram hoje uma visita com cerca de 80 idosos à exposição Sentir prá Ver, no Sesc Santo André (Rua tamarutaca, 302, Vila Guiomar). A mostra abriga 14 reproduções fotográficas de obras do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
A exposição foi concebida segundos padrões de acessibilidade universal e apresenta trabalhos brasileiros do final do século XIX e meados do século XX. Ilustra os principais temas das artes plásticas com temáticas como natureza morta, retratos, abstrações, paisagens urbanas e rurais. As obras expostas permitem interagir com outros sentidos além do visual, onde um aroma pode sugerir uma cor, uma textura, um ambiente ou uma forma, por meio e recursos como reproduções em relevo, maquetes tridimensionais, sons, textos em braile e audiodescrições.
“Tirar o idoso de casa faz com que ele tenha ao mesmo tempo atividade física e cultural. Esse passeio foi uma excelente idéia”, afirmou uma das convidadas, Angelina Jarina. Para Sérgio Rubens Choueri, que também faz parte do Conselho Municipal da Pessoa Idosa há cinco mandatos, a visita à exposição significa uma atividade de conhecimento diferenciada da que esse segmento está acostumado”. “Tem que dar estímulo ao idoso, pois ele fica em casa remoendo o passado”, completou Jarina.
Uma das conquistas da terceira idade foi a instituição do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. “Ele tem fundamental importância, uma vez que e é um órgão fiscalizador e ajuda a trabalhar para assegurar a cidadania da pessoa idosa, criando condições para a garantia de seus direitos” destacou a diretora do Departamento de Humanidades, Maria Ferreira de Souza, a Loló.
Para o secretário de Direitos Humanos e Cultura de Paz, João Avamileno, a população idosa está em crescimento e é preciso construir estratégicas para preservar ou melhorar sua qualidade de vida. “Ele já trabalhou, cuidou da educação da família e muitos ainda cuidam dos netos e os sustentam. É seu direito o acesso aos diversos serviços oferecidos pela Prefeitura”, concluiu o secretário.
Já está em andamento, a regulamentação do Fundo Social do Idoso, que foi aprovado pela Câmara Municipal em novembro do ano passado.
A Assessoria e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa tem a missão de promover as políticas públicas no município, voltadas à terceira idade.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Fotos: Anderson Pedro/PSA
Mais informações para a imprensa:
Célia Sandreschi dos Santos – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.