Objetivo do equipamento é orientar estudantes das redes pública e privada sobre hábitos alimentares mais saudáveis e ambientalmente corretos
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 11 de março de 2015 – Estão abertas as vagas para agendamento de visita ao projeto Horta Educativa da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). Estruturada com o objetivo de ampliar o conhecimento das crianças sobre agricultura, o espaço também auxilia na educação alimentar dos estudantes, ao ampliar a discussão sobre a importância de manter hábitos alimentares saudáveis e ambientalmente corretos.
O cronograma da atividade, que tem duração aproximada de 1h30, conta com breve apresentação da Craisa, visita à horta, Ceasa do Grande ABC (Central de Abastecimento de produtos Hortifrutigranjeiros) – local em que funciona os Mercados de Flores e de Peixes Ornamentais –, tendo o Sacolão da Vila Luzita como última parada da atividade educativa.
“O espaço oferece às crianças um primeiro contato com certos alimentos, como: cenoura, beterraba, alface, dentre outros, por meio de uma apresentação simples e didática, para que elas possam entender como são cultivados, além da importância do consumo de produtos naturais sem a presença de agrotóxicos”, explicou o técnico agrícola, José Marcelo Lisboa, responsável pelo equipamento.
Iniciado em 2004, o projeto Horta Educativa já contribuiu com a produção de mais de 30 mil quilos de alimentos que foram doados ao Banco Municipal de Alimentos, que também funciona dentro do Complexo Craisa, além de ter recebido durante este período mais de 10 mil visitantes.
O projeto Horta Educativa é reconhecido como ótima oportunidade para que os jovens possam ter um melhor conhecimento sobre os nomes das plantas, modos de irrigação e de sistemas de plantio, métodos adequados de manejo em geral, além de informações sobre o meio ambiente e sustentabilidade.
PÚBLICO ALVO – Além de estudantes da rede pública e privada, as Hortas Educativas têm ainda como foco as demais instituições educacionais, além de ONG’s, Associações, entre outros. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (11) 4996-9500, no ramal 2046, no setor de Abastecimento da Craisa. As visitas são sempre às quartas-feiras, nos períodos da manhã, às 8h30, e à tarde, às 14h. Mais informações ainda pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A respeito da Craisa
Instituída por meio da Lei nº 6639, de 11 de junho de 1990, a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) é responsável pela execução da política integrada de Abastecimento e Segurança Alimentar, por meio da produção e distribuição da alimentação escolar e da refeição do servidor público municipal, além de gerenciar equipamentos de abastecimento no município tais como: dois Centros Comerciais (Equipamentos Varejistas Santa Terezinha e Vila Luzita), Feiras Livres e o Controle e Fiscalização do Comércio Ambulante. Faz parte deste conjunto de ações a Ceasa Grande ABC – também instalada no equipamento, que integra as diversas instâncias e compõe um dos perfis da política de abastecimento alimentar na região de modo a regular um equilíbrio maior entre oferta, preço e qualidade dos produtos.
Localizada na Avenida dos Estados, nº 2195, bairro Santa Terezinha, o espaço dispõe também às quartas-feiras, das 5h às 10h, e, às sextas-feiras, das 17h às 22h, do Mercado de Flores, que funciona em uma área de 900 m², no qual são oferecidos, dentre outros produtos: flores naturais e artificiais, bonsais e acessórios. Outro atrativo disponível no mesmo espaço, entretanto, apenas às quartas-feiras, das 13h às 18h, é o Mercado de Peixes Ornamentais, onde podem ser encontrados peixes, roedores, cães, rações, acessórios, dentre outros. Para garantir maior conforto aos visitantes, são oferecidas ainda 850 vagas de estacionamento no local.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Thiago Krauss – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.