zEvento fará parte das comemorações de 30 anos da corporação andreense
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 12 de março de 2015 – A Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária, por meio da Guarda Civil Municipal, promoveu ontem (11) um congresso técnico para definição de tópicos e da comissão de avaliação e acompanhamento da 7º edição da Olimpíadas das Guardas Civis Municipais do Estado de São Paulo. O evento será realizado entre os dias 16 de maio e 18 de julho na cidade e fará parte das comemorações de 30 anos da GCM andreense.
Entre os participantes do encontro, agentes das corporações de São José dos Campos, Itaquaquecetuba, São Paulo, Cotia, São Vicente, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Ribeirão Pires.
A Olimpíadas das Guardas Civis Municipais é destinada aos GCM’s de todo o Estado de São Paulo e tem por objetivo promover a integração social e a prática esportiva, visando a manutenção da saúde e qualidade de vida de todos os seus integrantes. A solenidade de abertura acontecerá no Complexo Pedro Dell’Antonia e, segundo os organizadores, são esperados agentes de aproximadamente 35 cidades do Estado.
A primeira Olimpíadas das GCMs do Estado de São Paulo foi realizada em 2009 na cidade de Paulínia, seguida por Salto, Itú, Bertioga, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Em 2014, o evento não foi realizado por conta da Copa do Mundo e das eleições presidenciais.
Sobre a Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária
A Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária tem como objetivo coordenar as políticas públicas municipais de segurança, buscando a prevenção primária da criminalidade e violência urbana, e ainda, reduzir o índice de criminalidade e mediação de conflitos, proteger os bens, serviços e instalações municipais.
A pasta tem como órgãos subordinados o Departamento da Guarda Municipal, que conta com efetivo de 627, sendo 514 guardas e 113 seguranças patrimoniais, além de 94 viaturas; o Departamento de Planejamento e Operações de Segurança, o Departamento de Articulação de Políticas de Segurança, a Assessoria Especial de Articulação de Políticas de Prevenção à Violência Urbana, a Corregedoria da Guarda Municipal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e a Supervisão da Junta do Serviço Militar.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Célia Sandreschi dos Santos – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.