Conhecimentos e práticas da corporação andreense são referência para outras cidades
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 12 de março de 2015 – A Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária, por meio da Guarda Civil Municipal, participa nesta sexta feira (13) do 1º Fórum Municipal Sobre as Novas Atribuições da GCM, na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. A corporação andreense foi convidada a ministrar palestra para parlamentares e gestores sobre a estrutura e funcionamento da Guarda Municipal de Santo André. A GMF Passini vai representar a cidade.
A GCM também se tornou referência no ensinamento da prática Tiro Defensivo na Preservação da Vida, técnica desenvolvida pelo Coronel Nilson Giraldi da Polícia Militar e utilizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Cruz Vermelha como modelo a ser seguido. A Corporação formou 22 professores neste método, todos Guardas Municipais, tornando-se pioneira na região do Grande ABC, e única do Brasil, a formar uma quantidade significativa de docentes.
Sobre a Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária
A Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária tem como objetivo coordenar as políticas públicas municipais de segurança, buscando a prevenção primária da criminalidade e violência urbana, e ainda, reduzir o índice de criminalidade e mediação de conflitos, proteger os bens, serviços e instalações municipais.
A pasta tem como órgãos subordinados o Departamento da Guarda Municipal, que conta com efetivo de 627, sendo 514 guardas e 113 seguranças patrimoniais, além de 94 viaturas; o Departamento de Planejamento e Operações de Segurança, o Departamento de Articulação de Políticas de Segurança, a Assessoria Especial de Articulação de Políticas de Prevenção à Violência Urbana, a Corregedoria da Guarda Municipal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e a Supervisão da Junta do Serviço Militar.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Célia Sandreschi dos Santos – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.