Encontros acontecerão nos bairros para facilitar presença da população nas discussões de metas para a área
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 12 de março de 2015 - O Plano Municipal de Educação de Santo André é o tema central da primeira Pré-conferência de Educação, que acontece neste sábado (14), na Emeief Professora Maria da Graça de Souza, na Vila Floresta, a partir das 8h30. O encontro inicia o ciclo de quatro reuniões que acontecerão em bairros espalhados da cidade com o objetivo de facilitar a participação da população das discussões para a definição das metas para a Educação da cidade para os próximos dez anos. As outras pré-conferências acontecerão no Jardim Santo André, dia 17, na Vila Humaitá, dia 26, e em Utinga, dia 31 de março.
O resultado das discussões das pré-conferências serão levados à Conferência Municipal de Educação que acontece nos dias 24 e 25 de abril, onde será encerrada a formulação do PME da cidade. O Plano define diretrizes para serem colocadas em prática em médio e longo prazo. Isso torna ainda mais importante a participação da sociedade na construção de metas que deverão ser cumpridas independentemente de panoramas políticos. O prazo para que estados e municípios aprovem leis que criam seus próprios planos termina em junho, segundo determinação da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que criou o Plano Nacional de Educação (PNE).
De acordo com o secretário de Educação, Gilmar Silvério, os Planos – municipal, estadual e nacional - são importantes para que a União, Estados, Distrito Federal e os municípios planejem suas políticas públicas em sintonia, já que servem como instrumento de planejamento e levam em consideração as competências de cada um no que tange às polícias educacionais. “Se os planos estiverem em sintonia, os recursos serão otimizados e a nação avançará na ampliação do acesso e na qualidade da educação básica e superior. O objetivo maior é a garantia constitucional do direito à educação, com igualdade e valorização das diversidades”, explicou Silvério.
Pré-conferência Municipal de Educação
Região Vila Floresta
Data: 14 de março de 2015, das 8h30 às 13 h
Local: Emeief Professora Maria da Graça de Souza
Rua Parintins, 344, Vila Floresta
Região Jardim Santo André
Data: 17 de março de 2015, das 18h30 às 22h30
Local: Auditório do CEsa Jardim Santo André
Rua dos Dominicanos, 1.250, Jardim Santo André
Região Vila Humaitá
Data: 26 de março de 2015, das 18h30 Às 22h30
Local Emeief Salvador dos Santos
Rua Guerra Junqueira, 366, Vila Humaitá
Região Utinga
Data: 31 de março de 2015, das 18h30 às 22h30
Local: Emeief Professor João de Barros Pinto
Rua Londres, 444, Utinga
Conferência Municipal de Educação
Abertura e palestra oficial
Data: 24 de abril, das 18h30 às 22 horas
Local: Teatro Municipal de Santo Abdré (Praça IV Centenário, s/n, Centro)
Conclusão
Data: 25 de abril, das 8 às 17 horas
Local: Centro Universitário Anhanguera (rua dr Alberto Benedetti, 44, Vila Assunção)
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, são atendidas atualmente 5.865 crianças de três meses a 3 anos de idade e 1.236 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, estão matriculadas 2,8 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo.
Mais informações para a imprensa:
Paola Zanei - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.