Concertos gratuitos, sábado e domingo, terão participação de flautista italiano
Programação tem ainda teatro, cinema, palestra sobre mulheres guerreiras, entre outros
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 19 de março de 2015 – A Orquestra Sinfônica da cidade abre a temporada oficial 2015 em grande estilo no Teatro Municipal. Neste sábado, às 20h, e domingo, às 19h, sob a batuta do maestro Abel Rocha, os músicos terão como convidado o flautista italiano Mario Carbotta, que já se apresentou com as orquestras de câmara alemãs Mannheim Kammerorchester e Mainzer Kammerorchester, além das sinfônicas de Istambul (Turquia) e do Cairo (Egito).
No programa das apresentações, o maestro Abel Rocha irá reger duas obras – Concerto para flauta e orquestra em ré maior, op.283, de Carl Reinecke, e Sinfonia nº 5, de Gustav Mahler. Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos uma hora antes das apresentações, na bilheteria do teatro (Praça IV Centenário, s/n, Centro).
Na sexta-feira, às 19h30, a Casa da Palavra Mário Quintana (Praça do Carmo, 171, Centro) receberá Walnice Nogueira Galvão, professora emérita de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo para a palestra “A Donzela Guerreira – Um Estudo de Gênero”. O encontro tratará das donzelas guerreiras, mulheres que se vestiram de homem e pegaram em armas. Estas heroínas são encontradas na história e na literatura. E no sábado às 10h acontece mais um encontro do Clube de Leitura Coletiva, que tem como objetivo promover o estímulo à leitura. Com mediação de Ana Maria Buin e Thiago Sereno Ricardo, o público fará leituras de “Belinha” e “Muribeca”, do escritor Marcelino Freire. Em abril o tema é “A mulher na literatura: perspectivas”.
Na Biblioteca Nair Lacerda as atrações serão a contação de histórias com as meninas da Cia. Lona de Retalhos, às 11h, e o encontro Quantum Fiction – Convenção de ficção no tempo e espaço, que em sua 10ª edição homenageará o ator Leonard Nimoy, falecido recentemente, cujo principal personagem, Sr. Spock, do seriado Jornada nas Estrelas, encantou gerações de fãs de ficção científica. Também será realizada a 1ª Feria de Trocas de HQs e livros e um bazar para o público Nerd. As atividades são gratuitas e o endereço da biblioteca é Praça IV Centenário, s/n, Centro.
“APORIA 23ºS 46ºO” no Conchita - A temporada de “APORIA 23ºS 46ºO”, com a turma de atores e aprendizes do terceiro ano do Núcleo de Formação do Ator da Escola Livre de Teatro, tem prosseguimento neste sábado e domingo às 20h30 no Teatro Conchita de Moraes. O espetáculo encontrou seus primeiros estímulos de criação no romance “O Castelo” de Franz Kafka. Após um ano de intensos treinamentos físicos e musicais, criações de cenas e estudos teóricos, a peça convida o espectador para uma expedição arqueológica, uma visita ao zoológico, um rito, um treinamento de recursos humanos, um happy hour? Os ingressos serão distribuídos a partir das 20h na bilheteria do teatro, na Praça Rui Barbosa, 12, Vila Santa Terezinha. Até 31 de maio.
Cinema e Direitos Humanos – O filme “Que Bom te Ver Viva”, de Lúcia Murat, (duração 95 minutos) é a atração da 9ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. Indicação 14 anos. A exibição, uma parceria com a Escola Livre de Cinema e Vídeo, será no sábado, às 15h no Auditório Heleny Guariba (Praça IV Centenário, s/n, Centro). Entrada franca.
A programação cultural é organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André. O conteúdo completo está disponível em: Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4433-0577.
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Roberto Nascimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.