Encontro nesta quinta-feira debateu a expansão da Comgás na região e a alteração na legislação com vistas à definição de áreas industriais na cidade
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 19 de março de 2015 – O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico realizou na manhã desta quinta-feira (19) seu primeiro encontro em 2015, a 15ª reunião ordinária. O encontro, que contou com a participação de representantes da municipalidade, sindicatos, entidades de classe, indústrias, escolas e universidades, foi realizado na Universidade Federal do ABC – Campus Santo André. A mesa, presidida pela vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Oswana Fameli, teve a participação do secretário adjunto Ronaldo Tadeu Ávila de Paula, e Vitor da Silva Bitencourt, administrador da Agência de Inovação da Universidade Federal do ABC.
Na abertura do encontro houve a apresentação da Agência de Inovação da Universidade Federal do ABC. Em seguida, foi aprovada a pauta da 14ª reunião ordinária, realizada em novembro de 2014. O engenheiro Silvio Renato Del Boni, Gerente Regional ABC e Baixada Santista da Comgás apresentou o projeto “O Desenvolvimento do Gás Natural como Matriz Energética e a Expansão na Região do ABC”, no qual mostrou as vantagens do uso do gás como combustível, como a baixa emissão de poluentes, a segurança e o fornecimento contínuo, além do plano de expansão da rede de fornecimento na região, da ordem de seis quilômetros a cada mês.
Outro ponto de destaque da reunião foi a apresentação da proposta das áreas industriais na revisão da Lei de Uso, Ocupação de Parcelamento do Solo (LUOPS), a cargo do geógrafo Reinaldo Alfredo Caetano Bascchera, diretor de Desenvolvimento e Projetos Urbanos da Prefeitura de Santo André. “Uma das preocupações da proposta de revisão da legislação é ter um olhar específico para o desenvolvimento econômico. Para tanto, pretendemos definir claramente as áreas onde as atividades econômicas sejam as preponderantes”, comentou. A proposta de alteração da lei deve estar pronta ainda no primeiro semestre, quando deverá ser remetida para a apreciação da Câmara Municipal.
Selo Empresa Empreendedora – A campanha “Selo Empresa Empreendedora” também foi ponto de pauta da reunião. A coordenadora da Sala do Empreendedor, Rosemar Ferreira de Oliveira Ficher, apresentou a comissão julgadora que escolherá as empresar a serem contempladas, formada por Josephina Irene Cardelli, diretora do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Roseli Silvestrini (Semasa), José Braz da Silva (Sindicato dos Metalúrgicos), Alcides Antonio Vinhas (Sindicato do Comércio) e Belmiro Moreira (Sindicato dos Bancários). Um total de 37 empresas estão inscritas e a premiação será no dia 30 de abril em cerimônia no Teatro Municipal de Santo André.
Ao final da reunião foi acertado que a data da 16ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico será no dia 23 de abril no Sindicato das Empresas de Transporte (Setrans).
Avaliação – A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Oswana Fameli, que presidiu a reunião, destacou a objetividade e eficiência dos trabalhos. “O que nós temos quando provocamos a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico é um envolvimento da sociedade civil organizada com o poder público, traçando projetos, pensando em ações que possam não só garantir a integração, mas construir projetos que sejam bons para todos na formação de uma sociedade melhor”, comentou. “Hoje tivemos quatro apresentações extremamente relevantes para a discussão da situação econômica que planejamos para a cidade que trabalhamos”, finalizou.
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove o desenvolvimento sustentado de Santo André, uma vez que a geração de riquezas desponta como condição essencial para a realização de investimentos na melhoria da infraestrutura da cidade e dos serviços prestados aos munícipes.
Para atingir este objetivo, a Secretaria promove série de ações voltadas ao fortalecimento das empresas de micro, pequeno, médio e grande portes, entre as quais, destacam-se o Banco do Povo Paulista, ações voltadas ao fomento ao comércio e ao desenvolvimento industrial e de serviços, bem como à incubação de empresas de base tecnológica, entre outras. Estas iniciativas contemplam estabelecimentos comerciais, prestadoras de serviços e indústrias, com foco tanto no mercado interno como no comércio internacional.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.