Empresa, uma das mais antigas parceiras da instituição, foi responsável pela arrecadação de 170 toneladas de alimentos em 2014
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 24 de março de 2015 - O Banco de Alimentos de Santo André recebeu, na nesta sexta-feira (20), a visita de representantes da matriz do Grupo Carrefour, localizada na França. A empresa é um dos parceiros mais antigos e mais importantes da instituição. Somente no ano passado, foi responsável pela arrecadação de 170 toneladas de alimentos para o Banco. A delegação veio acompanhar de perto a rotina de um dia de atividade do Banco e foi recebido pelo prefeito, Carlos Grana, e pela secretária de Inclusão e Assistência Social, Fátima Grana.
“Estamos muito orgulhosos de receber a delegação do Carrefour, uma empresa que aposta na cidade de Santo André, não apenas investindo em lojas, criando empregos, e movimentando a economia, mas também contribuindo fortemente para melhorar a qualidade da alimentação de quem precisa”, afirmou o prefeito Carlos Grana. O prefeito destacou ainda a importância da parceria da instituição com a empresa, que está presente em 40% das doações realizadas peço Banco e o orgulho de ser um exemplo de experiência bem sucedida no trabalho de combate à fome.
Aproximadamente 44 mil pessoas foram beneficiadas pelo Banco de Alimentos de Santo André em 2014, ano em que a instituição arrecadou quase 1,5 mil toneladas ( 1.471.577, 98 Kg) de produtos para serem distribuídos para a população em situação de vulnerabilidade social. “O Banco não fornece apenas alimentos, mas também esperança. A Assistência Social do município acompanha as famílias atendidas pelo Banco de Alimentos, para que possam encontrar formas de sair da situação em que se encontram”, acrescentou a secretária de Inclusão e AssistÊncia Social, Fátima Grana.
Segundo a diretora de responsabilidade social do Carrefour, Karina Chaves,a instituição andreense foi a primeira no Brasil a receber contribuições do Banco de Alimentos. A parceria foi tão positiva que atualmente todas as unidades do Carrefour no Brasil (102 hipermercados e 41 supermercados) e mais 80 unidades de um total de 100 atacadões, contribuem com alguma instituição de reaproveitamento de alimentos, como a de Santo André.
“A estrutura da instituição, que envolve o cuidado com a seleção dos alimentos, a manipulação dos itens, a eficiência na entrega, o cadastramento das entidades, é fundamental para o Carrefour. Essa qualidade nós encontramos aqui no Banco de Alimentos de Santo André”, destacou a diretora da Fundação Carrefour, Sophie Fourchy.
Os itens são selecionados, separados e acondicionados para serem enviados para as entidades cadastradas. Em 2014, 80 entidades foram responsáveis pela distribuição de itens para 8.250 famílias, o que proporcionou uma alimentação mais completa a cerca de 30 mil pessoas, além disso, 58 entidades utilizaram os produtos para a produção de refeições, uma média de 12 mil por dia.
Sobre a Secretaria de Inclusão e Assistência Social
Responsável por enfrentar as desigualdades sociais da população em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social por meio da política de assistência social e da integração de outras políticas públicas, de forma matricial e transversal, com controle social.
Compete ainda a secretaria desenvolver parcerias com os conselhos municipais e ONGs (Organizações Não Governamentais) permitindo o desenvolvimento de programas de proteção básica às famílias, transferência de renda, atenção à mulher, a pessoa idosa e a pessoa com deficiência. Entre os serviços de referência oferecidos pelo município estão os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, Centro de Referência da Pessoa Idosa, Centro de Atenção a População em situação de Rua - Casa Amarela.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.