Propostas dos participantes, com idade entre 8 e 18 anos, serão levadas para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece em abril
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 27 de março de 2015 - “Eu gosto muito de dar minha opinião, falar o que penso, porque acredito que assim, através da participação, posso contribuir para as coisas mudarem, ficarem melhores”, afirma a adolescente Jéssica Alves Coelho, que foi a “mestre de cerimônias” da VI Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com idéias como a de Jéssica, cerca de 160 crianças e adolescentes com idade entre 8 e 18 anos se reuniram para dizer o que esperam das políticas públicas voltadas para a sua faixa etária e sobre a preservação de seus direitos. O evento aconteceu na manhã de hoje (27), no Clasa (Casa Lions do Adolescente de Santo André), na Vila Guiomar.
Vindos de oito entidades sociais que realizam o atendimento de crianças e adolescentes em risco social - como Lar de Maria, Instituto Mosenhor Antunes e Projeto Jeda (Juventude e Esperança do Amanhã), Serviço de Acolhimento, Projeto Andrezinho Cidadão, Medidas Socioeducativas e CRAS Vila Luzita -, as crianças e adolescentes se dividiram em seis oficinas lúdicas de teatro, percussão, grafite, skate e informática. Na oficina de skate, por exemplo, os jovens, após andarem de skate, apresentaram o que desejam em termos de políticas públicas, como mais espaços adequados para a prática esportiva.
“É importante ouvir a opinião dos jovens e crianças sobre as políticas públicas e serviços utilizados por eles. Eles podem dizer com mais propriedade o que precisa ser melhorado dentro de seu mundo” destacou a secretária de Inclusão e Assistência Social, Fátima Grana. O Tema da conferência foi “Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes e Controle Social para Efetivação dos Direitos”, e as demandas apresentadas serão levadas para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece em 16 de abril.
Segundo o coordenador do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Roberto Rodrigues de Andrade Júnior, as oficinas trouxeram propostas para mudanças no âmbito municipal, estadual e federal. “Eles vêm cheios de vontade de mudar o mundo. E quando falam isso, estão querendo dizer que é possível começar por mudanças no mundo a sua volta”, disse. Na Conferência Lúdica também foram indicados 50 representantes que participarão da Conferência Municipal.
Sobre a Secretaria de Inclusão e Assistência Social
Responsável por enfrentar as desigualdades sociais da população em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social por meio da política de assistência social e da integração de outras políticas públicas, de forma matricial e transversal, com controle social.
Compete ainda a secretaria desenvolver parcerias com os conselhos municipais e ONGs (Organizações Não Governamentais) permitindo o desenvolvimento de programas de proteção básica às famílias, transferência de renda, atenção à mulher, a pessoa idosa e a pessoa com deficiência. Entre os serviços de referência oferecidos pelo município estão os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, Centro de Referência da Pessoa Idosa, Centro de Atenção a População em situação de Rua - Casa Amarela.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.