Alterações visam maior fluidez na rua Guilherme Marconi e região
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 02 de abril de 2015 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos (SMUOSP), implantará, a partir de segunda-feira (6), diversas melhorias no viário da região da Vila Assunção, principalmente para a fluidez da rua Guilherme Marconi. As alterações fazem parte dos estudos do PAIT (Programa de Ação Imediata no Trânsito).
A rua Venezuela passará a ter sentido único da rua Porto Alegre até rua Florianópolis. Será proibido estacionar na rua Guilherme Marconi, entre a avenida João Ramalho e a rua Alberto Benedetti - do lado direito no sentido do fluxo da via. O estacionamento neste local será liberado apenas para carga e descarga, de segunda à sábado, das 9 às 16 horas.
Serão transferidas as vagas de deficiente físico e de Farmácia, instaladas na rua Guilherme Marconi, do lado esquerdo após a rua Joaquim Távora, para a rua Joaquim Távora, após o cruzamento com a rua Guilherme Marconi.
Serão criadas oito vagas de Zona Azul na rua Padre Capra, em substituição as vagas eliminadas na Rua Guilherme Marconi.
Todas as mudanças realizas pelo Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) são parte integrante do PAIT (Programa de Ação Imediata no Trânsito), que prevê, com microintervenções de baixo custo, reduzir o tempo de deslocamento em diversas vias da cidade, possibilitando a eliminação de antigos gargalos no tráfego. O Pait promoveu instalação de novos semáforos e nobreaks, criação de binários de circulação, serviços de sinalização horizontal e vertical, além de instalação de lombofaixas e novas vagas de estacionamento rotativo. A implementação das ações possibilitou reduzir em pelo menos 10% o tempo de deslocamento dos motoristas, chegando a 20% em outras regiões.
Sobre a Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos
A Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos é subdividida em departamentos para facilitar sua atuação ampla. A Pasta é responsável por elaborar estudos e projetos de construção e manutenção de obras e equipamentos públicos.
Desenvolve serviços de manutenção do sistema viário, urbanização e manutenção de praças e áreas verdes, poda, plantio de árvores, roçagem, capina, manutenção da rede de iluminação pública, gerencia os transportes públicos no município, além de administrar parques e cemitérios públicos municipais, fiscalizando cemitérios particulares.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Thiago Krauss – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.