Todas as unidade participam do processo que deverá escolher cerca de 1.150 Conselheiros
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 6 de abril de 2015 - Cerca de 1.150 Conselheiros de Escola serão eleitos nesta terça-feira ( 7) em 31 creches, 51 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e cinco CPFP (Centros Públicos de Formação Profissional) de Santo André. Todos estão convidados a escolher os componentes deste grupo de pessoas que tem a tarefa de participar das decisões da unidade escolar tanto na área administrativa quanto pedagógica. A novidade deste ano, no entanto, é que crianças com idade acima de 9 anos podem se candidatar a uma vaga no Conselho. Até hoje, apenas alunos maiores de 16 anos podiam participar.
“A participação de crianças de creches no OP Criança (Orçamento Participativo Criança) e dos alunos do Ensino Fundamental no PPA (Plano Plurianual) e no Orçamento Participativo (OP) que implementamos na rede no ano passado, nos deu a firme convicção de que elas sãos indispensáveis na organização da escola. Daí nossa preocupação em garantir sua participação”, afirmou o secretário de Educação Gilmar Silvério
O Conselho é composto, paritariamente, pelo diretor da unidade escolar, representantes dos alunos, dos funcionários e da comunidade. O tamanho do Conselho varia de acordo com a quantidade de alunos, podendo ser de 12 a 20 pessoas no total. O processo eleitoral começou dia 2 de março, com as inscrições dos interessados em se candidatar. Entre os dias 26 de março e 4 de abril de abril, os candidatos puderam fazer campanha nas unidades, falando a pais e professores quais seus planos se eleitos.
A apuração começa logo após o término da votação e os novos conselheiros tomarão posse em uma Assembléia Geral Extraordinária que acontecerá no dia 15 de abril. Todas as reuniões são abertas à participação da comunidade, mas só os conselheiros eleitos têm o direito ao voto, ou seja, podem aprovar ou vetar uma ação sugerida para a escola. As reuniões do Conselho acontecem pelo menos uma vez por mês.
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade. A rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 10 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, o atendimento em 2014 é de 6 mil crianças de três meses a 3 anos de idade e 8, 4 mil, com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs, são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.