Equipamento completa primeiro ano de funcionamento nesta sexta-feira (10); em doze meses, espaço comercializou 40 toneladas de alimentos
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 10 de abril de 2014 – A Feira Orgânica de Santo André completa nesta sexta-feira (10), um ano de funcionamento e, durante este período, além de comercializar 40 toneladas de produtos, recebeu cerca de 18 mil visitantes. Para celebrar a data, durante o expediente desta quinta-feira (9) as barracas foram decoradas com bexigas, houve distribuição de caldo de palmito, um pedaço de bolo e limonada orgânicos, além de sorteio de duas cestas compostas por produtos orgânicos doados pelos próprios feirantes. Para alegrar ainda mais o dia, os integrantes da Banda Lira de Santo André e os alunos da oficina de viola caipira do EmiaCidade (Oficinas de Iniciação Artística), garantiram a animação da festa de aniversário da feira.
“Há muito tempo a cidade enfrentava uma demanda reprimida para este segmento de produtos e este equipamento veio no sentido de suprimir esta falta. Pelo que pudemos perceber ao longo destes meses de funcionamento, o público aprovou a feira e muitos dos consumidores a frequenta regularmente”, destacou o engenheiro agrônomo da Craisa e responsável pelo espaço, Fábio Vezzá de Benedetto.
APROVAÇÃO – Apesar de ainda ser considerada uma novidade na cidade, devido ao pouco tempo em que funciona, a feira Orgânica tem agradado o público que a frequenta. A advogada Ana Célia Ferreria, 63 anos, moradora do centro da cidade afirma que veio na primeira vez movida pela curiosidade e, desde então, não parou mais de reforçar a geladeira com os produtos comercializados no espaço. “A ideia de trazer uma feira como esta para a cidade foi excepcional. Gostaria de parabenizar o prefeito Carlos Grana pela iniciativa de oferecer à população uma feira 100% orgânica”.
Já a funcionária pública Fernanda Rodrigues, de 43 anos e moradora da Vila Pires destacou que um dos pontos fortes do espaço é a praticidade. “Além de estar localizada em um ponto muito bom e ao lado do meu trabalho (Fórum Municipal), a feira veio para a cidade para facilitar a vida de quem é adepto a este tipo de alimento já que é muito difícil encontrar tantas opções como é oferecido aqui em um único lugar”.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Nogueira, o espaço caiu de fato no gosto da população, pois a cada quinta-feira em que ela acontece o movimento registrado tem sido cada vez maior.
PRODUTOS – Exposta em uma área com cerca de 40 metros e doze barracas, o equipamento que funciona todas as quintas-feiras, das 16h30 às 20h30, ao lado do Espelho D´Água no Paço Municipal, oferecendo uma variedade de cerca de 300 tipos de produtos, dentre eles pães, massas, bolos, diversas frutas, grande variedade de folhas, legumes, verduras, processados, laticínios, ovos, sucos e grãos. Os feirantes que atuam no espaço são agricultores oriundos do Vale do Ribeira e do cinturão verde da Grande São Paulo.
Além destas alternativas, a feira também conta com o espaço denominado Alternativa Orgânica, que funciona como uma espécie de lanchonete, onde os frequentadores podem degustar pães de queijo, salada de frutas, lanches, saladas como tabule com coalhada seca e outras opções naturais.
Para garantir mais conforto e comodidade aos visitantes, o estacionamento do Paço Municipal fica sempre à disposição, além disso, as barracas também contam com iluminação adequada, enquanto que a GCM (Guarda Civil Municipal) presta apoio e segurança durante o período de compras. Produzidos por meio de técnicas comprometidas com o ambiente, os produtos orgânicos não permitem o uso de agrotóxicos ou substâncias nocivas ao homem ou ecossistema.
A respeito da Craisa
Instituída por meio da Lei nº 6639, de 11 de junho de 1990, a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) é responsável pela execução da política integrada de Abastecimento e Segurança Alimentar, por meio da produção e distribuição da alimentação escola e da refeição do servidor público municipal, além de gerenciar equipamentos de abastecimento no município tais como sacolões, varejão, feiras livres, dentre outros. Faz parte deste conjunto de ações a Ceasa Grande ABC – também instalada no equipamento –, que integra as diversas instâncias e compõe um dos perfis da política de abastecimento alimentar na região de modo a regular um equilíbrio maior entre oferta, preço e qualidade dos produtos.
Localizada na Avenida dos Estados, nº 2195, bairro Santa Terezinha, o espaço dispõe também às quartas-feiras e aos sábados, das 5h às 10h, do Mercado de Flores, que funciona em uma área de 900 m², no qual são oferecidos flores naturais e artificiais, bonsais e acessórios. Outro atrativo disponível no mesmo espaço, entretanto, apenas às quartas-feiras, das 14h às 18h, é o Mercado de Peixes Ornamentais, onde podem ser encontrados peixes, roedores, cães, rações, acessórios, dentre outros. Para garantir maior conforto aos visitantes, são oferecidas ainda 850 vagas de estacionamento no local.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Thiago Krauss – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.