Competição, que começa às 9 horas, será incluída no calendário fixo de comemorações do aniversário da cidade
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 23 abril de 2015 - Neste sábado (25), Santo André realiza, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Secretaria de Educação, o 1º Open de Xadrez. A competição reunirá 200 jogadores de diversas faixas etárias na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Profª Evangelina Jordão Luppi, no bairro Santa Terezinha, à partir das 9 horas, para uma atividade inédita que vai fazer parte da programação de aniversário da cidade a partir deste ano.
“O objetivo deste evento é intensificar, divulgar e até massificar a prática do xadrez. Muitas pessoas sabem jogar, mas não praticam porque não existe opção de torneio”, destacou o supervisor de xadrez da secretaria de Esporte e Lazer, Fernando Correia Manarim. A ideia é mudar este panorama, oferecendo mais opção para quem se interessa pelo jogo, e assim firmar a modalidade na cidade.
Os inscritos estão distribuídos em cinco categorias (SUB 10, SUB 12, SUB 14, SUB 16 e Principal) que têm base na faixa etária dos jogadores. A categoria SUB 10, por exemplo, é para os menores de 10 anos e a Principal para os adultos. Haverá troféus para os três primeiros colocados de cada categoria e medalhas para todos os participantes.
Atletas - Em Santo André, existe uma equipe que participa de campeonatos pelo Brasil. São sete homens e sete mulheres que treinam regularmente na sala de xadrez da cidade, localizada na Emeief Evangelina Jordão Luppi. Nesta escola, o ensino do xadrez faz parte da grade curricular do ensino fundamental . “A prática do xadrez traz muitos benefícios, como o exercício do raciocínio lógico, a atenção às regras, a socialização, a concentração. Pode ajudar quem é muito tímido a interagir com outras pessoas e até a fortalecer a amizade entre pai e filho que jogam juntos”, reforça Manarim.
Além disso, em quatro Cesas (Centros de Educação de Santo André) há opção de curso de xadrez para os alunos da rede municipal no contraturno, ou seja, no horário paralelo ao das aulas. São os Cesas Cata Preta, Jardim Santo André, Vila Humaitá e Vila Sá.
Serviço
1º Open de Xadrez de Santo André
Data: Sábado (25), 9 horas
Local: Emeief Profª Evangelina Jordão Luppi – rua Aurélio Campos, 115, bairro Santa Terezinha
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.