Público pode conferir as obras que integram o salão até 27 de junho
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 24 de abril de 2015 – Mais de 200 pessoas prestigiaram a abertura do 43º Salão de Arte Contemporâneo Luiz Sacilotto na noite desta quinta-feira no Salão de Exposição do Paço Municipal. Entre os presentes, os artistas selecionados para mais uma edição do salão, entre outros convidados. A animação ficou por conta da banda Bhakti Performing Arts.
E partir desta sexta-feira (24) o público poderá conferir a exposição que reúne trabalhos de 37 artistas selecionados, num total de 67 obras. Nesta edição, os artistas André Terayama, Bruno Borne, Guilherme Dable, Ivan Hods, Reynaldo Candia, Roberta Tassinari, levaram o prêmio aquisição e, Olívia Vitória, o prêmio estímulo. As visitas gratuitas poderão ser feitas até 27 de junho, de terça-feira a sábado das 14h às 19h. O endereço do Salão de Exposições do Paço Municipal é Praça IV Centenário, s/n, Centro.
O artista Guilherme Dable, de Porto Alegre (RS) foi um dos selecionados que marcou presença na abertura ontem. “Sinto-me honrado de a partir de hoje fazer parte do acervo da cidade. O salão é estímulo para quem produz arte. Minhas duas pinturas trabalham a arquitetura da cidade e têm aspecto de poema que usa a pintura como linguagem”, afirmou.
Renato Leal, de São Paulo, é outro artista que integra o salão deste ano que esteve na cerimônia de abertura. Sobre suas obras da série “Oceano”, ele afirmou “Parto da analogia do conceito científico e a arte. O conceito começa pelo interesse na materialidade das coisas. Ou seja, a matéria muda, mas tem uma partícula elementar perene. As imagens das duas obras, em nanquim sobre tela, surgem do efeito ótico do uso de círculos em diversos diâmetros. Há 10 anos participei do salão e admiro muito iniciativas como esta do poder público, porque demonstra interesse em arte e cultura”, disse.
O secretário de Cultura e Turismo Tiago Nogueira prestigiou o evento e lembrou da importância da iniciativa “O Salão de Arte Contemporânea de Santo André é consagrado e desponta como referência no cenário nacional. Há 10 anos, recebeu o nome de Luiz Sacilotto, ícone das artes plásticas na cidade, reconhecido no país e internacionalmente”, disse. Para o secretário o salão é estratégico para a Secretaria de Cultura e Turismo pois valoriza e abre oportunidade para quem está chegando e para quem já está há mais tempo no caminho artístico. “E tem muita gente produzindo coisas bacanas. Estou feliz pela quantidade e qualidade das obras”, destacou.
Ao todo, 429 artistas participaram do processo de seleção do Salão com um total de 1.197 obras. A Comissão de Seleção e Premiação do evento contou com a participação de Angélica de Moraes, Cauê Alves e Tuneu.
O 43º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto é uma iniciativa da Prefeitura de Santo André por meio da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4992-7730.
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tuga Martins: Tuga Martins: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.